Saúde

Mutirão de combate ao glaucomoa começou neste sábado

Publicado em 17/09/2011, às 15h37   Redação Bocão News




O mutirão de combate ao glaucoma segue até o dia 9 de outubro, em Eunápolis, com o objetivo é combater e prevenir o glaucoma, doença que atinge pessoas com mais de 40 anos e que pode provocar a cegueira.

Atendimento - Pela portaria 288/2008, do Ministério da Saúde, todos os municípios do Brasil podem fazer o mutirão de atendimento. A prefeitura de Eunápolis espera atender 27.669 pessoas até o final do mutirão, que envolve 50 profissionais, dentre eles 20 médicos.

O mutirão foi iniciado no Complexo de Esportes Eduardo Bathomarco, no Pequi, e segue nesse local até a próxima terça-feira (20), das 8h ás 17h, com 500 atendimentos por dia. Depois, irá para outros bairros. No site da prefeitura de Eunápolis podem ser conferidos os locais e datas de atendimento.

Sobre a doença - O glaucoma é uma doença hereditária e não tem cura. Neste sábado, entre às 8h e às 10h, a doença já havia sido detectada em 15 pacientes. “Acho ótimo o mutirão, pois assim pode-se prevenir a doença”, falou.

Para receber o atendimento, é preciso levar xerox do RG, CPF e do cartão do SUS.

Santa Cruz Cabrália - Outro mutirão que será realizado no extremo sul baiano é em Santa Cruz Cabrália. A prefeitura local, em parceria com a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) e o Dayhorc, realiza entre os dias 24 e 30 deste mês o Projeto Saúde e Movimento – Oftalmologia. Nesse período será feito um mutirão para cirurgias gratuitas de catarata.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp