Saúde

Secretaria Municipal da Saúde realiza exames para detecção do vírus HTLV nesta sexta (28)

Reprodução
O teste pode ser feito por qualquer pessoa, de qualquer idade, basta que se dirija ao posto e tenha interesse em realizá-lo  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 27/09/2018, às 16h05   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), em parceria com Organização Não Governamental (ONG) HTL Vida, realizará uma mobilização para identificar os portadores do retrovírus HTLV, nesta sexta-feira (28), das 8h às 16h, no Multicentro Liberdade. 

Na ocasião, será ofertado o exame sorológico (sangue) para a detecção do vírus HTLV. O teste pode ser feito por qualquer pessoa, de qualquer idade, basta que se dirija ao posto e tenha interesse em realizá-lo.

De acordo Helena Lima, coordenadora do programa DST/AIDS do município, ao detectar uma pessoa portadora do HTLV, suspeita-se de que no seu núcleo familiar outras pessoas também podem estar contaminadas já que as formas de contágio são predominantes pelas vias sexual, sanguínea e por meio da amamentação.

Além do exame para o HTLV, também serão ofertados testes rápidos para a detecção de outras doenças sexualmente transmissíveis (DST's), como a sífilis HIV e hepatites virais. Em caso de resultados positivos serão direcionados para um dos Centros de Atenção Especializada (SAE) da rede municipal.

Pelo menos 58 mil pessoas em Salvador possuem o retrovírus HTLV, que pertence à mesma família do HIV/Aids, segundo a Secretaria Municipal da Saúde (SMS). O vírus que age nas células de defesa do organismo e pode ser transmitido por meio de relações sexuais desprotegidas, facilita o surgimento de doenças como a leucemia, dificuldade de urinar e problemas na pele na pessoa contaminada.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp