Saúde

CSE disponibiliza sessões de fisioterapia para pacientes

Imagem CSE disponibiliza sessões de fisioterapia para pacientes
Iniciativa visa contribuir na integração social e qualidade de vida das pessoas  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 13/10/2011, às 12h01   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp



Para melhorar a autoestima e contribuir na integração social e qualidade de vida dos usuários dos Programas de Controle DST/HIV/Aids, Hanseníase, Asma e Rinite Alérgica (ProAr), o Centro de Saúde Especializada (CSE) Dr. Leone Coelho  disponibiliza sessões de fisioterapia aos pacientes em tratamento e acompanhamento na unidade.
A supervisora de fisioterapia do CSE, Thaís Machado Parente, observa que a prestação do serviço realizada por oito fisioterapeutas vem apresentando resultados significativos no quadro clínico dos pacientes. “As sessões de fisioterapia têm contribuído para reversão dos efeitos dessas patologias”, ressalta.
De acordo com Thaís Parente, o foco do serviço é diferenciado em cada programa. “As atividades educativas e terapêuticas para os pacientes do Programa DST/HIV/Aids são voltadas para a prevenção das alterações funcionais dos portadores, com a proposta de incrementar a qualidade de vida e melhorar a autoestima para vencer o preconceito”, destaca.
Já para os pacientes de hanseníase, diferencia a fisioterapeuta, “as sessões visam prevenir deformidades e incapacidades, monitorar a função neural, manter a integridade e mobilidade das articulações e melhorar a independência funcional nas atividades de vida diária”.
Ainda de acordo com Thaís Parente, a fisioterapia voltada aos pacientes portadores de asma e rinite alérgica tem a proposta de controlar sintomas e melhorar a função respiratória. “As sessões amenizam as crises e evitam idas a emergências e hospitalizações, que podem comprometer ainda mais a saúde dos pacientes, devido aos riscos de se contrair infecções hospitalares”, salienta.
A equipe multiprofissional, que atua no serviço de fisioterapia, presta também um trabalho educativo, com repasse de orientações sobre cuidados e alertas dos fatores que desencadeiam as patologias. O Centro de Saúde Especializada Dr. Leone Coelho (CSE) está localizado na rua Germiniano Costa.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp