Saúde

Santa Casa de Itambé pode fechar as portas. "Não dura nem três meses", afirma diretor

Reprodução
Felipe Campos acusa falta de repasse da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab)  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 25/12/2018, às 11h40   Caroline Gois


FacebookTwitterWhatsApp

A Santa Casa de Misericórdia de Itambé está prestes a fechar as portas. De acordo com o diretor do hospital, Felipe Alves Campos, "para o Estado não é viável manter o hospital". "Já tem um tempo que o contrato do hospital com a Sesab não modifica os valores, porque de um lado tem Vitória da Conquista e do outro, Itapetinga. Mas não tenho como tirar um hospital daqui porque tenho 28 mil habitantes em Itambé, mais 8 mil em Ribeirão do Largo", afirmou. Segundo ele, a situação está crítica no hospital e a energia foi cortada. "Já estivemos com o secretário de Saúde por duas vezes. O contrato está defasado", disse.

A Santa Casa, que atende 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS), tem um contrato firmado com a Sesab que vale de acordo com a produção. "O contrato firmado é de R$ 144 mil por produção. Se não conseguimos bater isso, não recebemos e, se fizermos menos, não recebemos nada. Se tem 20 atendimentos e você faz 10, você só recebe a porcentagem. Se ultrapassar, você não recebe a mais. A nossa maior demanda é clínica médica. O valor hoje já caiu para R$ 138 mil, que é a média de recebimento por mês. E este valor para tudo: pessoal, água, material de limpeza. Não recebemos pelo que ultrapassa no atendimento e reduziram o serviço clínico", relatou.

Questionado se ainda existe demanda para o hospital, Campos afirma que sim. "Na cidade só tem este hospital. Quem vai sofrer mais é a população carente. Se fechar, a população ficará à míngua e, infelizmente, pode fechar as portas sim. O hospital não dura nem três meses. Estamos tentando, desde o ano passado, e foi feita uma lei municipal, porém esta lei não foi cumprida. Não houve nenhum tipo de ajuda e estamos trabalhando hoje com a ajuda da população", afirmou.

Entretanto, por meio de nota, a Sesab afirma que faz os repasses para a Santa Casa de Misericórdia de Itambé de acordo com o contratualizado e com a produção apresentada pela unidade. "Caso estejam sendo feitos atendimento além do contratualizado, é necessário que a Santa Casa faça um comunicado oficial para Secretaria da Saúde do Estado para que seja feita uma reavaliação do contrato e, consequentemente, dos repasses". Entretanto, a Sesab não detalhou este contrato. 

De acordo com o diretor, a média de atendimentos é de 130 internamentos, sendo 23 pediátricos por mês. "A Santa Casa não possui Certudão Negativa de Débitos (CND) porque o valor recebido em contrato há muitos anos não é suficiente para cobrir os tributos da folha de pagamento. O caminho somos nós, juntos com o promotoria, fazer um termo de ajuste de conduta com a prefeitura. Porque o Estado, sendo um ente gestão pública, pode fazer um contrato com a Santa Casa sem CND e a prefeitura não?", questionou o diretor da Santa Casa.

Procurado, o prefeito de Itambém, Eduardo Gama (MDB), afirma que o único repasse que o hospital tem é o do Estado, "que é responsável por fazer controle, auditoria e repasses. Temos feito ações bem pontuais. É uma situação que se arrasta há muitos anos. A Santa Casa está sem certidões. Sem elas, não é possível conveniar por conta de inadiplência da Santa Casa. Temos médico do município disponibilizado para Santa Casa", justificou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp