Saúde

Dia Mundial do Câncer: veja orientações para prevenção da doença

Reprodução
A data tem a intenção de educar e conscientizar a população sobre a prevenção e o tratamento da doença  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 04/02/2019, às 14h08   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

No dia 4 de fevereiro é comemorado o Dia Mundial do Câncer. A data que foi marcada pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS) tem a intenção de educar e conscientizar a população sobre a prevenção e o tratamento da doença. 

De acordo com a OMS, uma a cada seis pessoas morrem no mundo por causa da doença e cerca de 18 milhões desenvolvem o câncer a cada ano, a maioria em países de baixa e média renda. A expectativa é que o número chegue a 21 milhões de pessoas, em 2030.

No Brasil, o Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima 600 mil novos casos em 2019. Entre os cânceres com maior incidência entre os homens estão os de próstata, de traqueia, de brônquio e de pulmão, seguido de cólon e reto. Já entre as mulheres, os mais frequentes são os de mama, de cólon e reto e de colo do útero.

De acordo com o Inca, a prevenção do câncer envolve ações para reduzir os riscos de ter a doença.

Confira cinco dicas do instituto para prevenir a doença:

1.   Não fume

Conforme o Inca, é a regra mais importante para prevenir o câncer, principalmente os de pulmão, cavidade oral, laringe, faringe e esôfago. Ao fumar, são liberadas no ambiente mais de 4.700 substâncias tóxicas e cancerígenas que são inaladas por fumantes e não fumantes. 

2.    Pratique atividades físicas

Caminhar, dançar, cuidar da casa ou do jardim ou buscar modalidades como a corrida de rua, ginástica e musculação são opções.

3.    Evite bebidas alcoólicas

O consumo, em qualquer quantidade, contribui para o risco de desenvolver câncer. Além disso, combinar bebidas alcoólicas com o tabaco aumenta a possibilidade do surgimento da doença.

4.    Evite comer carne processada

O Inca recomenda que carnes processadas como presunto, salsicha, linguiça, bacon, salame, mortadela, peito de peru e blanquet de peru podem aumentar a chance de desenvolver câncer. Os conservantes (como os nitritos e nitratos) podem provocar o surgimento de câncer de intestino (cólon e reto) e o sal provocar o de estômago.

5.    Evite a exposição ao sol entre 10h e 16h

Mesmo assim, é recomendado usar sempre proteção adequada, como chapéu, barraca e protetor solar, inclusive nos lábios. Se for inevitável a exposição ao sol durante a jornada de trabalho, deve-se usar chapéu de aba larga, camisa de manga longa e calça comprida.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp