Saúde

Bahia é o quinto estado com maior número de casos de tuberculose

Divulgação
Dia mundial de combate à doença é lembrado neste domingo (24)  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 24/03/2019, às 19h28   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Mesmo com tratamento consolidado, a tuberculose ainda é considerada problema de saúde pública. Segundo dados do Ministério da Saúde (DataSUS), a Bahia é o quinto estado com maior número de pessoas com tuberculose e, no Nordeste, ocupa a segunda posição. 

Além dos sintomas da doença, os pacientes muitas vezes encaram também preconceito e estigmas. Neste domingo (24), Dia Mundial de Combate à Tuberculose, a pneumologista do Hospital Cárdio Pulmonar, Eliana Matos, alerta sobre mitos, crenças e exageros que afetam os pacientes.

“O preconceito em relação à doença se dá por conta da transmissibilidade e falta de tratamento no passado. Isso ficou gravado na consciência coletiva”, afirma a médica. 

“A associação da tuberculose com a pobreza leva muitos pacientes a esconderem o diagnóstico. As pessoas se auto discriminam, o que implica, muitas vezes, na baixa adesão ao tratamento ou no abandono, pois não recebem a correta orientação de como lidar com a doença no momento do diagnóstico”, complementa Eliana Matos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp