Saúde

Pacientes com consultas e exames marcados encontram posto fechado por conta do ponto facultativo: "vim até aqui pra nada"

Leitor / BNews
Mulheres e crianças se depararam com posto sem atendimento  |   Bnews - Divulgação Leitor / BNews

Publicado em 18/04/2019, às 15h38   Caroline Gois


FacebookTwitterWhatsApp

Falta de respeito. Foi desta forma que os pacientes relataram ao BNews o que sentiram, na manhã desta quinta-feira (18), após chegarem na porta do posto municipal Multicentro de Saúde, localizado na Rua Carlos Gomes, no Centro de Salvador.

Em contato com o site, uma mãe revelou a "viagem perdida e o descaso" com a saúde pública. "Vim até aqui com meu filho pra nada. Para uma consulta que estava marcada há meses", revelou uma dona de casa que preferiu não revelar a identidade.

Já uma outra paciente estava revoltada e só desistiu de ficar quando viu que o posto estava trancado, sem funcionamento. "Absurdo. Tudo isso por conta de um feriado. E a gente fica sem atendimento", revelou, também sem se identificar.



Procurada, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) confirmou que o posto está realmente "por ser ponto facultativo" em detrimento do feriado e que "consultas e exames serão remarcados".

O que diz a lei:
Ponto facultativo é o decreto realizado pelos governos que consiste em dispensar a obrigatoriedade do funcionamento de seus órgãos em dias de determinadas datas comemorativas. Normalmente este decreto é válido para os servidores das instâncias municipais, estaduais e federais dos governos. 

No site da prefeitura municipal de Salvador, no link sobre Feriados e Pontos Facultativos de 2019, a página segue com a informação "Em Breve". 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp