Saúde

Investimento em saneamento básico poderia evitar 70% das internações do SUS

Divulgação
Uma audiência pública aconteceu nesta quarta-feira (5) para discutir os cuidados com os planos municipais de saneamento  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 05/06/2019, às 23h12   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, nesta quarta-feira (5), o presidente da Comissão do Meio Ambiente, Seca e Recursos Hídricos da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), deputado estadual José de Arimateia (PRB), realizou uma audiência pública para discutir os cuidados com os planos municipais de saneamento, drenagem, fornecimento de água, esgotamento sanitário e tratamento de resíduos sólidos. 

O deputado liderou a Audiência Pública e advertiu sobre o fato de mais de 70% das internações do Sistema Único de Saúde (SUS), sejam de origem de doenças que poderiam ser evitadas se existisse o investimento em saneamento básico. “O ideal seria a existência de uma verba específica para saneamento básico na Bahia e Brasil, porque lamentavelmente as autoridades sempre priorizam outros setores. Vale ressaltar que quando se investe um real em saneamento básico o gestor economiza quatro reais em Saúde Pública”, disse Arimateia.

A engenheira sanitarista e ambiental, Carolina Rodeiro, ministrou uma palestra intitulada “Saneamento Básico – um Panorama do Acesso na Bahia”.

O superintendente de Produção de Água e Esgotamento Sanitário da Empresa Baiana de Água e Saneamento (Embasa), Júlio Mota, esclareceu que o órgão atende 366 dos 417 municípios da Bahia e garantiu que já foram investidos quase R$ 4 bilhões.   

Programação: Para marcar a Semana Nacional do Meio Ambiente, o republicano promoveu na Escola Municipal Comendador Jonathas Teles de Carvalho, em Feira de Santana, uma aula-palestra para crianças de sete a 12 anos sobre Educação Ambiental e Cidadania com a Educadora Ambiental Vera Schumann. 

Nesta quinta (6), o deputado José de Arimateia vai promover mais uma entrega de folders informativos sobre educação ambiental em Salvador e Feira de Santana, com o objetivo de gerar uma maior conscientização na comunidade baiana.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp