Saúde

Sesab realiza investimentos, reforma e construção de equipamentos para melhor assistência à população

Divulgação
São mais de cem obras de reforma e modernização em curso nas unidades da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 12/12/2019, às 17h41   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A assistência à saúde para a população baiana está sendo cada vez mais qualificada com investimentos e construção de diversos equipamentos. São mais de cem obras de reforma e modernização em curso nas unidades da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab).

De acordo com a Sesab, na capital e no interior estão em construção academias de saúde, Unidades Básicas de Saúde (UBS), Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), além de um novo hospital no município de Lauro de Freitas, bem como as ampliações do Hospital do Oeste, em Barreiras, e do Hospital Regional Mário Sobrinho, em Irecê.

No interior do estado, o governo baiano também está construindo uma maternidade no município de Camaçari e uma Unidade de Alta Complexidade em Oncologia, em Juazeiro. O Hospital Metropolitano, que está sendo erguido no município de Lauro de Freitas, será referência para os municípios de Camaçari, Candeias, Dias D’Ávila, Itaparica, Lauro de Freitas, Madre de Deus, Mata de São João, Pojuca, Salvador, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Simões Filho e Vera Cruz. 

Outra construção relevante é o Novo Hospital Clériston Andrade, em Feira de Santana. Com investimentos superiores a R$ 50 milhões entre obras e equipamentos, a unidade contará com 40 leitos de terapia intensiva (UTI), centro cirúrgico com 11 salas, além de um Centro de Hemorragia Digestiva e uma central de material e esterilização. A edificação contará também com um novo setor de Bioimagem com ressonância magnética, dois tomógrafos, raio-X, ultrassom e ecocardiograma.

A capital ganhará um Centro de Controle da Hipertensão, um Centro Especializado no Tratamento da Anemia Falciforme, além da requalificação do Complexo Solar Boa Vista, que abrigará a Central Estadual de Laudos, o Centro de Infusão de Medicamentos e a Farmácia de Dispensação de Medicamentos de Alto Custo, centralizando assim o serviço na capital.

Além das 15 policlínicas regionais de saúde já em funcionamento, sete novos hospitais e cinco UPAs construídas, a regionalização da saúde é percebida em outras frentes. Com mais de 1,6 milhão de mamografias realizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), entre 2015 e outubro de 2019, a Bahia é líder em cobertura no ranking nacional do exame. Somente neste ano, o estado ultrapassou as 200 mil mamografias.

O secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, explica que todo este investimento se refletirá diretamente no aumento da capacidade e na melhoria do atendimento à população. “A Sesab tem aplicado recursos para qualificação das unidades, o que consolidará ainda mais o processo de regionalização na Bahia. A ideia é que cada paciente tenha seu problema resolvido na região que mora, sem precisar se deslocar para capital”, destaca Vilas-Boas.

O secretário aponta que além da construção de novas unidades, hospitais como o Roberto Santos, Geral de Camaçari, Geral de Vitória da Conquista, Geral Prado Valadares, Estadual da Criança, Regional de Ibotirama estão passando por reformas. “São intervenções importantes para melhoria a assistência”, afirma.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp