Saúde

Hospital da Mulher registra 650 mil atendimentos em três anos de funcionamento

Arquivo BNews
Localizado no Largo de Roma, em Salvador, a unidade é referência na promoção de serviços à saúde da mulher  |   Bnews - Divulgação Arquivo BNews

Publicado em 09/01/2020, às 18h15   Redação BNews



O Hospital da Mulher (HM) registrou cerca de 650 mil atendimentos e 27 mil cirurgias durante os três anos de funcionamento, completados nesta quinta-feira (9). Localizado no Largo de Roma, em Salvador, a unidade é referência na promoção de serviços à saúde da mulher e primeiro hospital 100% SUS da Bahia a receber o prêmio nacional Dr. Pinotti – Hospital Amigo da Mulher. A premiação foi concedida pela Câmara dos Deputados no ano passado.

Mulheres dos 417 municípios da Bahia já foram atendidas na unidade. De acordo com o secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas, “o Hospital da Mulher passou a atender, em todo o estado, uma demanda que antes não era atendida, ou seja, o problema das doenças ginecológicas cirúrgicas das mulheres. Essas pacientes iam para emergências com sangramentos, hemorragias genitais, miomas, com câncer de mama que demorava muito tempo para ser diagnosticado e tratado, além de problemas de infertilidade, queda de bexiga e incontinência urinária. Todas essas situações passaram a ser tratados, adequadamente, nesse hospital”, enfatiza o secretário.

Segundo o diretor médico do HM, Paulo Sérgio Andrade, o hospital possui 163 leitos e oferece nove especialidades, além das áreas de apoio. Para 2020, a perspectiva é de ampliação. “Neste ano, nós vamos concluir mais uma ampliação, com a implantação do serviço de radioterapia e de um novo serviço de imagem com ressonância. Para o futuro, nosso grande plano é ampliar as áreas de ensino e pesquisa”, afirma.

O hospital atende exclusivamente mulheres com procedimentos agendados. “Qualquer mulher, de qualquer lugar da Bahia, pode procurar a Secretaria Municipal de Saúde e será encaminhada para cá, através de um software chamado Lista Única. Com isso, 62% das mulheres atendidas aqui são do interior da Bahia, permitindo a interiorização do atendimento às mulheres”, explica o diretor médico.

AME

Outro serviço oferecido pelo Hospital da Mulher é o AME, que recebe vítimas de violência sexual. “Este é um atendimento de portas abertas. Não precisa de marcação prévia”, ressalta o diretor médico. Além do atendimento de emergência, o AME realiza consultas de seguimento multiprofissional. Em caso de dúvidas ou encaminhamentos, o contato pode ser feito pelo telefone (71) 4141-6520 ou (71) 3034-5005. Denúncias de violência sexual podem ser realizadas pelo Disque 180.

O Serviço AME orienta que os atendimentos de emergência – primeiro atendimento – sejam realizados em até 72 horas da violência para um melhor prognóstico. Ao passarem pela unidade, as pacientes realizam exames laboratoriais sorológicos, profilaxia para HIV e ISTs, contracepção de emergência e exames médicos periciais. Para isso, o AME dispõe de equipe multiprofissional com médicas ginecologistas, enfermeiras, assistentes sociais, psicólogas e farmacêuticas. O serviço funciona também a partir de encaminhamento pela rede de enfrentamento à violência contra a mulher.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp