Saúde

Solla garante que Congresso está focado em aprovar liberação de recursos para combater Covid-19

Vagner Souza/BNews
Parlamentar defende tabelamento de preços para máscara, luvas e álcool gel. Ele também avalia que Bolsonaro está sabotando trabalho do ministério da Saúde  |   Bnews - Divulgação Vagner Souza/BNews

Publicado em 17/03/2020, às 10h08   Yasmin Garrido e Marcos Maia


FacebookTwitterWhatsApp

O deputado Jorge Solla (PT) garantiu na manhã desta terça-feira (17) que a Câmara está focada em aprovar a liberação de recursos financeiros do orçamento federal efetivar as medidas necessárias para o combate ao coronavírus, como contratação de leitos e demais equipamentos. Contudo, ele avalia que é preciso ir além no combate ao Covid-19.

"Temos uma comissão especial com dez parlamentares, eu sou um deles. Essa comissão está fazendo acompanhamento da epidemia. Nós já provamos semana passada, entregamos pessoalmente ao ministro, da necessidade de proibir as exportações de máscara, luvas e álcool gel; de fazer o tabelamento de preços. Uma caixa de máscara cirúrgica que custava em Salvador R$ 4,70 com 50 unidades, quando se acha que tá sendo vendido a R$ 160. Isso é algo completamente absurdo", afirma. 

Presente a inauguração da Central Integrada de Comando e Controle da Saúde do Estado da Bahia nesta manhã, o parlamentar acrescentou que estas medidas já foram adotadas em outros países e também defendeu a necessidade garantir a fiscalização adequada da condição de saúde de passageiros de voos internacionais em aeroportos. Na avaliação do deputado, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) está sabotando o trabalho que o ministério da Saúde vem desenvolvendo para combater a disseminação do Covid-19.

Com integrantes da comitiva de sua viagem aos EUA testados positivo para o novo coronavírus, o presidente ignorou as orientações de isolamento - e demais recomendações da pasta da Saúde - e interagiu com manifestantes no último domingo (15). "Chama atenção inclusive que ontem à noite 5% dos casos confirmados no Brasil eram da comitiva presidencial. Dos 200 casos existentes no Brasil, na verdade 6% eram da comitiva. Isso é um absurdo, e o Presidente da República descumpriu isolamento descumprindo as medidas de controle que o próprio governo está buscando encontrar junto a população de forma correta", avaliou.

Ele avalia que a conduta do presidente pode render um pedido de impeachment, e conta que um pedido desta natureza deve ser protocolado ainda nesta segunda. De acordo com Solla, vários partidos têm se movimentado nesse sentido. "Não só o PT e o PDT. Até o PSDB está se movimentando nessa perspectiva. Eu fico preocupado que as insanidades do presidente são tantas, os crimes de responsabilidade são tantos, que tá se tornando banal", opinou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp