Saúde

Terceiro gripário é inaugurado na UPA de Pirajá/Santo Inácio

Dinaldo Silva/BNews
Unidade aumenta em 68% capacidade de atendimento na UPA  |   Bnews - Divulgação Dinaldo Silva/BNews

Publicado em 03/07/2020, às 14h28   Redação BNews



O terceiro gripário instalado pela prefeitura de Salvador na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Pirajá/Santo Inácio, para enfrentamento à pandemia provocada pelo novo coronavírus e atendimento a pacientes com síndrome gripal, foi inaugurado nesta sexta-feira (03).

O investimento total realizado foi de R$4 milhões, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O gripário irá funcionar diariamente em esquema 24h e possui 12 leitos no total, sendo dez de observação e dois de estabilização com respiradores. O local tem atuação de 75 profissionais, dentre eles médicos intensivistas plantonistas, enfermeiros especializados em internação, técnicos de enfermagem, maqueiros e auxiliares de farmácia.

Ainda segundo a SMS, serão oferecidos no local serviços de assistência médica, de enfermagem e de farmácia, e exames de raio X, laboratoriais e de eletrocardiograma (ECG), assim como suporte de ambulância pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). 

"Essa estrutura é importante porque separa casos de síndromes gripais, como a Covid-19, das demais doenças. Inclusive, temos visto crescer a pressão no sistema de saúde de pacientes que estão sofrendo de outros problemas, com número de casos maior até dos referentes ao novo coronavírus. Então, esses gripários ajudam a liberar os leitos permanentes das UPAs para atendimento normal dessas demandas", ressaltou o prefeito ACM Neto (DEM).

Com o novo gripário, a UPA Pirajá/Santo Inácio passa a contar com 37 leitos, representando um aumento de 68% na capacidade de atendimento. Atualmente, a capital baiana possui taxa de ocupação em torno de 80% dos leitos existentes.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp