Saúde

Targino Machado critica a falta de UTI para pacientes diagnosticados com coronavírus

Arquivo/BNews
Segundo o deputado, a obrigação primária de atender a população é municipal e não estadual   |   Bnews - Divulgação Arquivo/BNews

Publicado em 04/07/2020, às 13h48   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O deputado estadual pelo Democratas, Targino Machado, criticou a falta de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em Feira de Santana, a cerca de 110 Km de Salvador.

“As emergências privadas estão com pacientes na fila. E não são poucos. As emergências públicas, UPAs e Policlínicas, estão assim há 15 dias. Essa declaração do prefeito chega com atraso. Isso ocorre por falta de estrutura em uma cidade com mais de 600 mil habitantes. Dez leitos de UTI da Prefeitura e dez leitos do estado é pouco”, disse o parlamentar ao site O Protagonista.

“Vamos deixar claro que a obrigação primária de atender a população é municipal, não estadual. Vão inaugurar mais 40 vagas de UTI no Clériston Andrade 2, mas não vai satisfazer à demanda. E ainda não estamos no pico. Vou repetir: não estamos no pico da doença. Aviso isso desde o início de março, antes do primeiro caso, no dia 6. Sendo interpretado até como chato, por alguns”, ressaltou.

Ainda de acordo com Targino, as mortes pelo coronavírus poderiam ser evitadas caso os gestores públicos fossem mais responsáveis. “Lamento e digo que a morte no nosso Brasil, e de forma especial na Bahia e em Feira, sempre foi banalizada pela violência urbana e rural. Agora está sendo banalizada pela falta de estrutura da rede de saúde pública para fazer frente a uma pandemia. Essas mortes poderiam ser evitadas, com responsabilidade dos gestores públicos.  Precisamos de, pelo menos, mais 100 leitos de UTI em Feira. O resto todo é conversa fiada”, adverte Targino. “Vimos a situação na Europa e tivemos tempo para nos preparar, mas não o fizemos. Quem vai ser responsabilizado por essas mortes? Falo como médico e cidadão. E agora, vai se fazer o que com esses gestores irresponsáveis? Essa é minha indignação”, completou.

Notificações

Até às 18h da última sexta-feira (3), a cidade de Feira de Santana tinha registrados 8.780 casos suspeitos da Covid-19, sendo 4.223 casos descartados, 423 casos aguardando resultado de exames laboratoriais, e 4.134 casos confirmados pelo LACEN (Laboratório Central da Bahia) e Laboratórios Particulares. Os óbitos já chegam a 67.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp