Saúde

Hospital Geral Clériston Andrade 2 recebe primeiro tomógrafo do Brasil com inteligência artificial

Divulgação/GOVBA
Equipamento possibilita aquisições de imagens em apenas 0,23 segundos com até 160 cortes simultâneos  |   Bnews - Divulgação Divulgação/GOVBA

Publicado em 16/07/2020, às 16h52   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O recém-inaugurado Hospital Geral Clériston Andrade 2 (HGCA 2), em Feira de Santana, ganhou um equipamento de alta tecnologia inédito no Brasil. O centro médico recebeu o primeiro tomógrafo do país com inteligência artificial na captura de imagens e reduzido índice de radiação. Ele compõe parte do parque de imagem do HGCA 2, que conta com ainda com um tomógrafo de 16 canais, três aparelhos de ultrassonografia, dois raio-X com digitalizadora de imagem e, em breve, uma ressonância magnética.

“Na prática, as reconstruções de imagens se tornam extraordinariamente eficientes e precisas, sem demandar um tempo elevado, sendo aplicável a todas regiões do corpo, incluindo cérebro, pulmão, sistemas cardíacos e músculo-esqueléticos. Ele permite reduzir drasticamente a exposição de radiação aplicada ao paciente durante o exame, o que é mais seguro para o paciente”, comentou Fábio Vilas-Boas, secretário de Saúde da Bahia, sobre o aparelho. 

O novo Hospital Geral Clériston Andrade foi entregue na quarta-feira (15). A unidade possui 40 leitos de UTI, disponíveis para o tratamento dos pacientes mais graves da Covid-19. No total, o Governo do Estado investiu mais de R$ 50 milhões, entre obras físicas e aquisição de equipamentos para o novo centro hospital.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp