Saúde

Hemóvel volta à Praça Municipal

Imagem Hemóvel volta à Praça Municipal
Unidade de coleta móvel de sangue receberá doações de 23 a 27 deste mês  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 19/01/2012, às 18h10   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

A Fundação Hemoba, em parceria com a Câmara Municipal de Salvador, instalará novamente uma unidade de coleta móvel de sangue (Hemóvel), na Praça Municipal, de 23 a 27 deste mês (janeiro), das 8 às 17h. A iniciativa tem contribuído para o suprimento de sangue e outros componentes que são disponibilizados gratuitamente para a população de Salvador e demais municípios do Estado da Bahia, ajudando a salvar muitas vidas. 
Podem doar sangue todas as pessoas entre 16 e 67 anos (menores de idade apenas com autorização formal dos pais ou responsáveis), com peso acima de 50 kg. No momento da doação é obrigatório apresentar documento com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional. As recomendações médicas são: nunca doar em jejum, repouso mínimo de seis horas na noite anterior, não ingerir bebida alcoólica pelo menos 12 horas antes da doação, evitar fumar nas duas horas antecedentes e a ingestão de alimentos gordurosos.
A parceria entre a Câmara Municipal de Salvador e a Fundação Hemoba apresentou resultados satisfatórios na edição anterior. Em agosto de 2011, o Hemóvel ficou estacionado em frente à Câmara, do dia 21 até o dia 25 de agosto.

Carência
A Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) abastece todos os hospitais públicos do Estado, com uma demanda média diária de 250 bolsas de sangue, mas sua coleta através dos postos fixos chega a apenas 100 bolsas/dia, aproximadamente. O ônibus adaptado se desloca por diversos bairros da cidade com uma meta ideal de obter 130 doações/dia, mas esse número nunca é alcançado.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp