Saúde

Outubro Rosa: ação da Sesab alcança 10 mil agendamentos para mamografias

Divulgação
Secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, falou sobre o sucesso da iniciativa   |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 23/10/2020, às 12h39   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Uma ação da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) disponibilizou marcação para realização de mamografias em decorrência do Outubro Rosa. Todas os 10 mil exames marcados para as mulheres de 40 a 69 anos, residentes em Salvador, foram agendados. 

O secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, credita o sucesso da iniciativa ao apoio da imprensa na divulgação, bem como a busca ativa das mulheres que realizaram o exame há dois anos, que é o tempo adequado para um novo rastreamento.

O rastreamento do câncer de mama é parte da programação da Sesab para o Outubro Rosa, movimento internacional que estimula empresas, população e entidades a trabalhar na detecção precoce e tratamento do câncer de mama. Os agendamentos foram realizados pela internet (saes.saude.ba.gov.br) ou pelo telefone 0800-071-4000, que funcionava de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

“A principal causa de morte por câncer entre mulheres se dá pelo câncer de mama e o diagnóstico precoce pode levar à cura. Além disso, quando precocemente descoberto pode-se evitar o procedimento cirúrgico de retirar a mama por completo, o que, para algumas mulheres, é como uma mutilação, ou ainda evitar procedimentos complementares como quimioterapia ou radioterapia, aumentando a sobrevida dessas pacientes e reduzindo a morbidade”, afirma o secretário.

Para as mulheres que ainda pretendem fazer a mamografia e não agendaram o exame nas unidades móveis disponibilizadas pela Sesab, a recomendação é que busquem a secretaria municipal de saúde.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp