Saúde

Exames buscam detecção precoce do câncer de mama e elevam chances de cura

Divulgação
A atividade, organizada por uma clínica, faz parte do Outubro Rosa, e ofereceu consultas, mamografias, ultrassonografias e punções   |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 24/10/2020, às 22h10   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Uma ação denominada "Seja rosa, seja um elo" beneficiou cerca de 200 mulheres na manhã deste sábado (24), nas cidades de Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Ilhéus e Aracaju (SE). A atividade, organizada por uma clínica, faz parte do Outubro Rosa, e ofereceu consultas, mamografias, ultrassonografias e punções.

A ação de rastreamento teve uma importância maior diante da queda de 50% no número de mamografias realizadas até julho de 2020 na rede pública de saúde em relação a 2019 e 2018, segundo o Ministério da Saúde. A redução tem preocupado especialistas. 

Segundo informações do Instituto Nacional do Câncer (Inca), serão 66.280 novos casos em 2020 no Brasil, com mais de 17 mil mortes. Na Bahia, a projeção aponta 3.460 novos casos de câncer de mama, sendo 1.180 em Salvador.

Os atendimentos foram direcionados a pacientes a partir dos 40 anos, faixa etária indicada para o início do rastreamento com mamografia. Elas passaram pela avaliação de um mastologista e fizeram os exames. A desconcentração, o cadastramento antecipado e um menor número de pacientes para evitar aglomeração tornaram possível um atendimento mais minucioso, constatando, inclusive, que muitas mulheres nunca fizeram qualquer exame nas mamas.

Oportunidade

A musicista da Banda Didá Carla Lis, 43 anos, foi uma das pacientes atendidas. “Me senti super acolhida e segura. Foi uma excelente iniciativa porque deu oportunidade a quem depende da rede pública”, disse ela, cuja avó paterna morreu por câncer de mama. 

Atendida pela mastologista do Grupo AMO Gabriela Arruda, que reafirmou a importância do diagnóstico precoce no tratamento e na cura do câncer, a paciente Carmem Belmiro dos Santos, 50 anos, disse ter feito apenas uma mamografia e a primeira também foi possível através de uma ação social, há dois anos.

“Tive duas tias paternas que morreram de câncer de mama, mas elas já descobriram muito tarde”, disse, afirmando que valeu a pena ter saído de Mussurunga para fazer a consulta e a mamografia no Rio Vermelho. “É uma dorzinha suportável que vale a pena sentir. Fui muito bem atendida e acho que toda mulher deve incentivar outras mulheres a cuidarem da saúde”, pontuou.  

Cura

“A ação foi extremamente positiva porque é sempre importante falar e promover a detecção precoce de tumores malignos, já que todo câncer é curável, a depender do estágio em que é descoberto. Quanto mais cedo, maiores são as chances de cura e menos traumático é o tratamento ou a cirurgia”, disse um dos coordenadores de Mastologia do Grupo AMO, Marcos Nolasco, presidente da Regional Bahia da Sociedade Brasileira de Mastologia. “O diagnóstico precoce do câncer de mama eleva para 90% as chances de cura”, completou.

“Promovemos um atendimento mais detalhado, iniciando com uma consulta de avaliação e orientação. Na sequência, foram feitos os exames de mamografia e ultrassonografia. Em alguns casos, as mulheres passaram também por punção”, explicou o também coordenador de Mastologia do Grupo AMO, Ezio Novais.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp