Saúde

Conselho de Enfermagem: Chapa que teve candidatura indeferida declara apoio à oposição

Divulgação/Coren-BA
Eleição que vai definir a composição do Coren-BA nos próximos três anos ocorre neste domingo (8) via internet  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Coren-BA

Publicado em 07/11/2020, às 16h31   Léo Sousa


FacebookTwitterWhatsApp

A eleição que vai definir a composição do Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-BA) nos próximos três anos ocorre neste domingo (8) com dois grupos concorrendo.

A disputa ganhou um fato novo na noite desta sexta-feira (6), após a Chapa 2, "Inovação da enfermagem", que teve a candidatura indeferida, declarar apoio à chapa de oposição "Enfermagem, eu quero mudar".

A decisão ocorreu após reunião entre os dois grupos. "A gente resolveu apoiar a Chapa 3 porque a gente acredita na renovação, em uma aliança de coalizão, pra tirar essa gestão que está lá no conselho há 12 anos e a gente não observa nenhum tipo de melhoria pra categoria", afirma o enfermeiro Davi Apóstolo, representante da Chapa 2.

"Pregamos durante toda a nossa campanha que nós não somos adversários nem inimigos, nós somos colegas. Mas em compensação, algumas coisas nos unem, em termos de propostas, e dentro dessa reunião de ontem, de quase cinco horas, a gente alinhou as propostas, ajustou os pensamentos, pra fazer uma gestão participativa, em que o trabalhador e o profissional ele possa se sentir representado, enquanto conselho", acrescenta.

A "Inovação da enfermagem" teve a candidatura indeferida após a comissão eleitoral considerar inválida a substituição de dois candidatos da chapa.

À reportagem, o atual vice-presidente do Conselho de Enfermagem, Handerson Silva, que integra a Chapa 1, da situação, negou que o grupo esteja há 12 anos no comando do Conselho Regional de Enfermagem.

"Este atual plenário está no conselho vai fazer três anos. Nós compomos um grupo político maior, que está no Coren desde 2012, portanto há oito anos. Há três anos, o plenário foi renovado em 80%. Então a gente não pode dizer que as pessoas estão lá nem há oito anos, porque você só pode eleger e reeleger, não pode permanecer 'ad eternum' as mesmas pessoas dentro do plenário", declarou.

O representante da continuidade também enumerou melhorias promovidas pela atual gestão do Coren-BA, segundo ele, como a reestruração administrativa, técnológica e da logística de fiscalização do conselho. "Fomos o primeiro Coren do país auditado pela Controladoria-Geral da União (CGU)", diz.

A eleição que vai definir os 34 conselheiros do Coren-BA no próximo triênio, e terá a participação de mais de 54 mil profissionais entre enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem e obstetrizes, acontecerá via internet, por meio do site www.votaenfermagem.org.br. A votação ocorre das 8h do domingo (8) até as 8h da segunda-feira (9).

Leia também:

Eleição para o Conselho de Enfermagem acontece neste domingo

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp