Saúde

Chapa de oposição vence eleição do Conselho Regional de Enfermagem

Divulgação/Coren-BA
Novo plenário, composto por 34 conselheiros, entre efetivos e suplentes, nos três quadros, vai assumir o Coren-BA em 2021, para uma gestão de três anos  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Coren-BA

Publicado em 09/11/2020, às 13h54   Léo Sousa


FacebookTwitterWhatsApp

A Chapa 3 ("Enfermagem, eu quero mudar") foi eleita para o Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-BA). A chapa de oposição foi eleita no Quadro I e Quadros II e III, com 53,50% e 38,97% dos votos, respectivamente. Mais de 27 mil profissionais de enfermagem votaram entre o domingo e a manhã desta segunda-feira (9), via internet.

O novo plenário, composto por 34 conselheiros, entre efetivos e suplentes, nos três quadros, vai assumir o Coren em 2021, para uma gestão de três anos. A composição da direção é definida indiretamente, após a eleição.

Os cargos de presidente, vice-presidente, primeiro secretário, segundo secretário e delegado regional e respectivo suplente são privativos de enfermeiros e obstetrizes (Quadro I).

Já os cargos de tesoureiro e segundo tesoureiro devem ser ocupados, preferencialmente, por técnicos e/ou auxiliares de enfermagem (Quadro II), pelo princípio da proporcionalidade, conforme o conselho.

O processo

Além do vencedor, outros três grupos participaram da eleição do Coren-BA. No Quadro I, no entanto, apenas as chapas 1 ("Por uma enfermagem cada vez mais forte") e 3 concorreram, já que a Chapa 2, "Inovação da enfermagem", teve a candidatura indeferida após a comissão eleitoral considerar inválida a substituição de dois candidatos. Na noite de sexta-feira (6), o grupo inelegível declarou apoio à Chapa 3, no Quadro I.

"Algumas coisas nos unem, em termos de propostas, e dentro dessa reunião, de quase cinco horas, a gente alinhou as propostas, ajustou os pensamentos, pra fazer uma gestão participativa, em que o trabalhador e o profissional ele possa se sentir representado, enquanto conselho", disse, no sábado (7), o enfermeiro Davi Apóstolo, representante da Chapa 2, em entrevista ao BNews.

O Coren

Autarquia vinculada ao Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), o Conselho Regional de Enfermagem da Bahia é responsável por regulamentar o trabalho de enfermagem e fiscalizar o exercício profissional de quatro categorias no estado.

De acordo com o próprio Coren-BA, o órgão é o segundo maior conselho de classe da Bahia, com, atualmente, 138.343 inscritos - 39.523 enfermeiros, 85.840 técnicos de enfermagem, 12.977 auxiliares de enfermagem e 3 obstetrizes.

Mais de 54 mil profissionais estavam aptos a participar da eleição. O pré-requisito para poder votar foi estar adimplente com o conselho e ter os dados cadastrais atualizados.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp