Saúde

Gastroenterologista alerta para a importância da colonoscopia: "Falar mal é um desserviço”

Pixabay
O especialista em cirurgia do aparelho digestivo falou sobre os problemas causados pelo consumo excessivo de refrigerante   |   Bnews - Divulgação Pixabay

Publicado em 18/11/2020, às 20h02   Redação BNews



O gastroenterologista Ciro Marinho foi entrevistado pelo apresentador José Eduardo na noite desta quarta-feira (18), na 2ª edição do Jornal da Cidade, da Rádio Metrópole. Durante a entrevista, o especialista em cirurgia do aparelho digestivo falou sobre os problemas causados pelo consumo excessivo de refrigerante, prisão de ventre e o preconceito em torno da realização do exame de colonoscopia.  

“O câncer de intestino grosso já e o segundo ou terceiro mais frequente na mulher, dependendo muito da região do país. A grande maioria dos cânceres crescem de um pólipo e esse pólipo se crescer muito pode se transformar em câncer. Esse exame afasta a chance de ter um câncer de intestino, você falar mal da colonoscopia é um desserviço”, disse.

De acordo com o médico, os refrigerantes devem ser evitados. “Ao beber refrigerante você está ingerindo uma grande quantidade de calorias além da presença do gás carbônico. A bebida incomoda tem um índice de acidez muito baixo, refrigerante é pra ser consumido em poucas ocasiões”, disse. 

Sobre a prisão de ventre, o gastroenterologista recomendou a prática de atividades físicas como um dos fatores que podem contribuir para o bom funcionamento do intestino.  “De cada cinco pessoas, duas ou três precisam de alguma atitude para não ter dificuldade para defecar, não é uma coisa muito rara, as mulheres tendem a ter mais prisão de ventre. Praticar atividade física, andar é fundamental, ingerir uma boa quantidade de líquido, e a terceira é o tipo de alimento. No almoço, de segunda a sexta não use carboidrato”.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp