Saúde

Desemprego afeta 13,8 milhões em outubro, aponta IBGE

Arquivo BNews
O instituto destacou que a taxa de desemprego em outubro cresceu, na comparação com maio, nas regiões Norte e Nordeste, manteve-se inalterada no Sudeste e Centro-Oeste, e caiu no Sul.  |   Bnews - Divulgação Arquivo BNews

Publicado em 01/12/2020, às 10h00   Agência Brasil


FacebookTwitterWhatsApp

Diante da pandemia do coronavírus, o desemprego bateu novo recorde em outubro, segundo dados divulgados nesta terça-feira (1º) pelo IBGE. O levantamento mostra que o Brasil encerrou o décimo mês do ano com um contingente de 13,8 milhões, cerca de 3,6 milhões a mais que o registrado em maio, o que corresponde a uma alta de 35,9% no período. Com isso, a taxa de desemprego ficou em 14,1%, a maior da série.

O IBGE destacou que a taxa de desemprego em outubro cresceu, na comparação com maio, nas regiões Norte e Nordeste, manteve-se inalterada no Sudeste e Centro-Oeste, e caiu no Sul.

A maior taxa em outubro foi registrada no Nordeste (17,3%), seguida por Norte (15,1%), Sudeste (14,2%). Somente Centro-Oeste (12,1%) e Sul (9,4%) registraram taxa inferior à média nacional.

O levantamento foi feito por meio da Pnad Covid19, versão da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua realizada com apoio do Ministério da Saúde para identificar os impactos da pandemia no mercado de trabalho e para quantificar as pessoas com sintomas associados à síndrome gripal no Brasil.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp