Saúde

Inep diz estar engajado em realizar 2ª fase do Revalida; Etapa segue sem definição de data

Reprodução/ Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Segundo o órgão, em 2020, 2.402 candidatos foram aprovados na primeira etapa da avaliação que habilita médicos com diploma estrangeiro para trabalhar no País  |   Bnews - Divulgação Reprodução/ Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Publicado em 03/04/2021, às 14h49   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão do Ministerio da Educação (MEC) afirmou, por meio de nota que está "engajado" na realização da segunda etapa do Revalida 2020 (Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeiro).

Contudo, o exame que habilita médicos com diploma estrangeiro para trabalhar no País  segue sem data definida para acontecer. Segundo o órgão, em 2020,  2.402 candidatos foram aprovados na primeira etapa da avaliação.

"O edital da segunda etapa do Revalida será divulgado tão logo sejam definidos os dias e locais de prova que atendam aos protocolos de segurança sanitária emitidos pelo Ministério da Saúde. Em função do pico de contágio da pandemia do Coronavírus, o cronograma de realização do Revalida teve que ser readequado", afirma pronunciamento publicado na noite da última sexta-feira (2) em seu site institucional.

O Inep acrescenta que a "necessidade de adoção de isolamento social e de protocolos de saúde pública" tem impedido a realização da segunda etapa em ambulatório de hospitais. A medida busca evitar aglomeração de candidatos e da equipe de profissionais necessários para aplicação da prova.  

O instituto diz que chegou a realizar estudos técnicos quanto à viabilidade técnica da aplicação da prova em ambientes como escolas, hotéis ou faculdades. Contudo, a ideia  acabou sendo descartada.

"Há discordância deste entendimento pela equipe de médicos integrantes da Comissão Assessora de Avaliação da Formação Médica (CAAFM), responsável pela definição das competências, conhecimentos, saberes e habilidades do Revalida", pondera.

A diferença de entendimento entre Inep e CAAFM levou o órgão a realizar uma consulta formal à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) sobre a possibilidade de aplicar o exame em ambulatórios dos hospitais recomendados previamente pela comissão.

Os hospitais da Ebserh, por sua vez, segundo o Inep, entendem que seus ambulatórios, no geral, atendem à maioria dos requisitos de aplicação da prova prática. Contudo, todos concordam que não é "momento de agrupamento desse porte de pessoas, devido aos riscos inerentes de contaminação e sobrecarga de sua estrutura hospitalar". 

Outro problema apontado pelo instituto é que estes ambulatórios não funcionam aos finais de semana. Assim, a Ebserh indicou que o Inep verificasse as reais condições físicas dos hospitais indicados pela Comissão que não apresentaram objeção à solicitação.

"A equipe técnica do Inep já está organizando as inspeções junto aos hospitais e aos membros da CAAFM. No entanto, reforça que, por segurança, está aguardando a redução dos casos de Covid-19 no país para viabilizar o plano de aplicar a segunda fase do Revalida nas unidades da Ebserh", acrescenta.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp