Saúde

84% das jovens brasileiras editam a foto antes de postar nas redes sociais

Reprodução/Internet
Estudo ainda mostra que 78% tentam ocultar ou alterar algum detalhe do corpo  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Internet

Publicado em 02/05/2021, às 11h04   Redação BNews



É cada vez mais comum o uso de aplicativos para a edição de fotos, principalmente aquelas escolhidas para publicações nas redes sociais. Uma pesquisa feita pelo Projeto Dove pela Autoestima mostra que 84% das jovens brasileiras com 13 anos já usaram algum tipo de recurso tecnológico para edição de imagens.

Além disso, o estudo mostrou que 78% delas tentam mudar ou ocultar pelo menos uma parte ou característica do corpo antes de publicar a imagem nas redes sociais. “As meninas e as mulheres, hoje, acreditam em um padrão de beleza e deixam de valorizar e considerar as diferenças”, afirmou a psicóloga Fabiane de Faria, idealizadora da plataforma Aterapia.

Ainda no estudo, 89% das jovens revelaram que compartilham selfies na esperança de receber validação de outras pessoas. Além disso, a comparação virtual traz grandes prejuízos para a autoestima: 35% das jovens brasileiras dizem se sentirem “menos bonitas” ao verem fotos de influenciadores/celebridades nas redes sociais.

“Isso é muito preocupante, porque é na adolescência que definimos como queremos ser, o que queremos realizar. Por isso, os adolescentes estão sempre vulneráveis, abertos e flexíveis nesta fase. Este deve ser um período de acompanhamento e orientação por parte de pais e educadores”, disse Fabiane.

O tempo gasto na edição das fotos também é um fator preocupante. O levantamento mostrou que 60% das jovens que passam de dez a 30 minutos editando as imagens dizem ter baixa autoestima.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp