Saúde

Maltez Filho diz que Giberto José precisa ir ao psiquiatra

Imagem Maltez Filho diz que Giberto José precisa ir ao psiquiatra
Presidente do Hospital Aristedes Maltez afirma que secretário de saúde não tem capacidade para ocupar cargo  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 02/03/2012, às 10h55   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

Na noite desta quinta-feira (01), o presidente da Liga Bahiana Contra o Câncer, o médico Aristides Maltez Filho, fez severas críticas ao comportamento do secretário municipal de Saúde, Gilberto José (PDT), que disse honrar criteriosamente com o pagamento dos valores pactuados.

O fato é negado pelo filho gestor do hospital, que disse que a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) não realiza pagamentos de procedimentos da ordem de R$ 13 milhões, e por isso o hospital corre o risco de fechar. O Aristides Maltez realiza por dia 3 mil atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

"O secretário deve estar precisando fazer exames com psicólogo ou com psiquiatra. Ou ele é desmemoriado ou despudorado. Ao fazer uma afirmativa dessa ele demonstra que não tem sensibilidade pelo cargo que ocupa. Tem dívidas que não foram pagas desde 2010. Ele precisa ir ao psiquiatra para se consultar", disse o médico durante o programa Se Liga Bocão, apresentado por José Eduardo na noite desta quinta-feira (01).

Para o médico, o secretário não reconhece o serviço prestado aos portadores de câncer que dependem do SUS. "Nós estamos buscando o bem da população. Eu não posso mandar as pessoas irem embora para que as pessoas desenvolvam o câncer em casa. Não sou capaz de aceitar uma atitude vil e desleal. Nem como político está merecendo respeito", disse.

Ainda na oportunidade, Filho disse que o secretário não tem capacidade para exercer o cargo que ocupa, por declarar que está em dias com o hospital. "É uma mentira deslavada e tudo isso eu tenho mandado por escrito a ele. Ele acorda para viver mas não acorda para exercer o cargo que ocupa", colocou o médico.

De acordo com dados da administração da instituição filantrópica, que é financiada com verbas federais, municipais e por doações de voluntários, HAM fez 9,5 mil cirurgias em 2011, atendeu a 11.400 mil pessoas, com 169 mil aplicações de radioterapia, em 21.200 mil ciclos de quimioterapia. Além disso, trabalham no local 143 médicos e outros 943 funcionários.

Foto: Gilberto Júnior // Bocão News
Nota publicada originalmente às 18h25 do dia 1º


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp