Saúde

Sesab anuncia reforma do Hospital Octávio Mangabeira; sindicato protesta

Divulgação/Sesab
Bnews - Divulgação Divulgação/Sesab

Publicado em 01/07/2021, às 11h41   Lara Curcino



A Secretaria Estadual de Saúde da Bahia (Sesab) anunciou na quarta-feira (30) a reforma do Hospital Especializado Octávio Mangabeira a partir do dia 12 de julho e com previsão para conclusão em maio de 2022. 

O investimento nas obras será de mais de R$ 30 milhões. De acordo com a Sesab, as intervenções incluem substituição de toda a rede elétrica e hidráulica, construção de banheiros nas enfermarias, novas torres de elevadores, novas UTIs, novo centro cirúrgico, além de caixa d’água superior e novo telhado.

A Sesab informou que o ambulatório de pneumologia seguirá em funcionamento e vai atender cerca de 4 mil pessoas por mês. O serviço de bioimagem e o laboratório especializado também ficam abertos. 

Com o anúncio da modernização da unidade, o Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado da Bahia (Sindsaúde-BA) publicou uma manifestação de protesto à execução do projeto durante a pandemia de coronavírus.

A entidade afirma que a reforma “coloca em risco todo o esforço feito pela sociedade para conter o avanço” da Covid-19, com o fechamento, em um hospital especializado em doenças pulmonares, de 17 leitos de UTI, 59 leitos destinados a pessoas com tuberculose, 61 leitos clínicos, 14 cirúrgicos e 42 clínicos/cirúrgicos. 

“O prudente é suspender a reforma enquanto permanecer a pandemia mundial ou realizar a obra por etapas, diminuindo o impacto negativo no já sobrecarregado Sistema Único de Saúde (SUS)”, escreveu o Sindsaúde-BA. 

Ao BNews, a assessoria da Sesab classificou a postura do sindicato como “completamente equivocada” e argumentou que  a pasta já se prepara para remanejar "pacientes que demandem internação hospitalar em outras unidades da rede estadual". 

Além disso, a secretaria reitera que “nenhum serviço será paralisado” e “o ambulatório funcionará normalmente” e afirma que a obra é necessária porque a unidade, inaugurada em 1942, nunca passou por grandes reformas. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp