Saúde

Câncer de pulmão mata 30 mil pessoas por ano no Brasil

Mateus Pereira/GOVBA
Bnews - Divulgação Mateus Pereira/GOVBA

Publicado em 30/07/2021, às 20h46   Redação Bnews


FacebookTwitterWhatsApp

O Brasil registra 30 mil mortes anuais por câncer de pulmão e é o tumor maligno que mais mata, diz levantamento do Instituto Nacional do Câncer (Inca). 

Com a alta incidência, o câncer de pulmão corresponde a cerca de 13% dos casos de tumores registrados no país. A doença está em foco na campanha do Agosto Branco, que tem como objetivo conscientizar a população sobre a patologia. 

A oncologista Aknar Calabrich, da Rede AMO, alerta para a relação direta entre o tabagismo e o desenvolvimento do tumor maligno nos pulmões. 

“Além de reforçar a importância do diagnóstico precoce, aproveitamos a campanha do Agosto Banco para reafirmar também a importância da prevenção primária, com a cessação do tabagismo, intimamente ligado à doença”, afirmou ela. 

Já a pneumologista Thamine Lessa destaca que o diagnóstico precoce é fundamental para que exista possibilidade de cura do paciente. Ela alerta para sinais que devem ser observados. 

“Entre os principais sintomas sugestivos para o câncer de pulmão estão tosse e rouquidão persistentes por mais de duas a três semanas, dor torácica, falta de ar, eliminação de sangue pelo trato respiratório, perda de peso sem causa aparente, pneumonias de repetição e perda ou diminuição de força física”, enumera a pneumologista.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp