Saúde

Secretaria de Saúde investiga seis casos suspeitos da doença de Haff no estado da Bahia

Divulgação
Neste ano, Sesab já recebeu notificação de oito casos da doença em todo o estado, mas dois deles foram descartados  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 23/08/2021, às 13h04   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A secretaria estadual de Saúde investiga seis casos suspeitos da doença de Haff na Bahia. Neste ano, a Sesab já recebeu notificação de oito casos da doença, nas cidades de Alagoinhas, Simões Filho, Maraú, Mata de São João e Salvador - dois deles foram descartados.

De acordo com a diretora de vigilância epidemiológica do estado, Márcia São Pedro, “os alimentos são encaminhados para análise laboratorial em um centro de referência e aprofunda-se a investigação, pois os pacientes podem apresentar rabdomiólise por outras causas”.

Leia também: Três pessoas são diagnosticadas com a 'doença da urina preta' em Alagoinhas; uma está na UTI

A doença de Haff é uma síndrome que consiste em rabdomiólise (condição clínica definida por lesão muscular com liberação de conteúdo intracelular) sem explicação, e se caracteriza por ocorrência súbita de extrema rigidez muscular, mialgia difusa, dor torácica, dispneia, dormência, perda de força em todo o corpo e urina "cor de café", associada à elevação sérica de creatinofosfoquinase (CPK), correlacionado a ingestão de crustáceos e principalmente de pescados.

Em 2020, foram notificados 45 casos e confirmados 40, na Bahia, nos municípios de Salvador, Feira de Santana, Camaçari, Entre Rios, Dias D'Ávila e Candiba.

Enquanto em 2019 não houve notificação de casos da doença de Haff no estado, em dezembro de 2016 e janeiro de 2017 foram registrados 71, em Salvador (66), Vera Cruz (1), Dias D'Ávila (1), Camaçari (1), Feira de Santana (1) e Alcobaça (1), que resultaram em duas mortes, sendo uma de um paciente em Salvador e outro em Vera Cruz, ambos com comorbidades.

Matérias relacionadas:

Haff: conheça a doença que causa dores e provoca urina escura

Doença misteriosa já atinge 18 pessoas na Bahia

Homem morre em Vera Cruz com sintomas da doença que deixa urina preta

Doença de Haff leva alerta para consumo de peixe na Semana Santa

Sesab confirma três novos casos de doença de Haff na Bahia

Em seis meses, Bahia registra 40 casos de doença causada por consumo de peixe contaminado

Veterinária morre vítima da "doença da urina preta"; entenda o caso

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp