Saúde

Hospital São Rafael atinge a marca de 100 transplantes de rins

Divulgação
Recentemente a unidade investiu na renovação de equipes multidisciplinares, reestruturação e implementação de novos protocolos  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 29/09/2021, às 18h46   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O Hospital São Rafael, referência na Bahia em transplantes de órgãos e tecidos, atingiu o marco histórico de 100 transplantes renais realizados de janeiro de 2019 a setembro deste ano. O resultado alcançado é cinco vezes maior do que o praticado antes desse período. Recentemente a unidade investiu na renovação de equipes multidisciplinares, reestruturação e implementação de novos protocolos.

A nefrologista Dra. Ana Paula Baptista, coordenadora de transplante renal do Hospital São Rafael, diz que, apesar de todos os entraves ocasionados pela pandemia, fase em que o aumento da recusa da família pela doação de órgãos cresceu 10% na Bahia, de acordo com a Central de Notificação, Capacitação e Distribuição de Órgãos da Bahia (CNCDO) o Hospital São Rafael conseguiu realizar em agosto o maior número de transplantes de rins deste ano,  cinco no total, quando a média mensal tem sido e 1 a 2 procedimentos. Além de transplantes de rins, o Hospital também realiza o procedimento com fígado e medula.

Leia também: Salvador segue aplicando todas as doses contra Covid-19 nesta quinta

A médica acredita no diálogo e no esclarecimento sobre a doação de órgãos e tecidos para mudar a realidade de tantos pacientes que aguardam por um transplante. “Quanto maior o número de pessoas declaradas doadoras, maiores são as chances de aumentar o número de transplantes. Campanhas como o Setembro Verde são essenciais para ampliar o acesso à informação e contribuir para que as famílias compreendam a relevância desse ato. É importante ter essa conversa em casa, avisar se você quer ser um doador. Somente na Bahia, são quase duas mil pessoas na esperança de ser um receptor compatível”, reforça.

A unidade hsopitalara conta com mais de setenta leitos, com Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT). 

Inaugurado em 1990, o Hospital São Rafael foi o primeiro hospital brasileiro a oferecer terapias como a litotripsia extracorpórea e um dos primeiros a instalar equipamentos de alta tecnologia, como acelerador linear, ressonância magnética, tomógrafo computadorizado. Na unidade são oferecidos serviços especializados de média e alta complexidades, sendo referência em áreas como Oncologia, Neurologia, Nefrologia, Transplante de Medula Óssea, pesquisa com células-tronco, entre outras. Em 1º de agosto de 2018, ocorreu a transição do HSR para a Rede D’Or São Luiz (RDSL).

Outras matérias:

Bahia tem 32% dos leitos de UTI adultos ocupados nesta quarta-feira (29)

Bahia contabiliza 570 novos casos de Covid e seis óbitos na últimas 24 horas

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp