Saúde

Com novo tipo de vírus da dengue, número de casos aumenta 40%

Publicado em 13/06/2012, às 09h59   Redação Bocão News



Dengue. Em todo Estado foram notificados em Salvador 40,6% casos a mais este ano, até 4 de junho, do que no mesmo período do ano passado. 
De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o número de casos notificados pulou de 2.501 em 2011 para 3.517 em 2012.
E ainda pode ficar mais grave. O Índice de Infestação Predial (IIP) atingiu o nível de 4,2% em maio, ante 2,7% de janeiro. Acima de 4%,  segundo o Ministério da Saúde, a cidade vive riscos alarmantes de surto da doença.
Dos 12 distritos sanitários - divisão usada pela SMS para a medição da infestação - o IIP aumentou em 11. As maiores infestações estão nos distritos do Subúrbio Ferroviário (6,9%), São Caetano/ Valéria (6,8%), Pau da Lima (5,1%), Itapagipe (4,4%) e Cabula/Beiru (4,3%).
A chefe do setor de Agravo da Vigilância Epidemiólogica, Rosildete Santos, destacou ao jornal Correio que o índice de manifestação da doença está inferior ao registrado no momento mais crítico do ano passado, quando 6 em cada 100 dos domicílios possuíam larvas do mosquito transmissor da doença.
“Vivemos uma situação diferente da do ano passado. O dengue tipo 4 entrou aqui. Temos um vírus novo circulando na cidade, para o qual as pessoas não tinham imunidade”, explicou Rosildete. Ainda de acordo com dados da Vigilância Epidemiológica, em maio do ano passado, o sorotipo 4 da dengue representava menos de 1% dos casos e hoje representa 80% dos casos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp