Saúde

Coordenador do Samu reclama de rejeição dos hospitais aos pacientes

Imagem Coordenador do Samu reclama de rejeição dos hospitais aos pacientes
“Cheguei a ficar com paciente durante 20 horas na ambulância”, disse Ivan Paiva no Programa do Bocão  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 14/06/2012, às 09h25   Rafael Albuquerque - @rafaelteescuta



O coordenador-geral do Serviço Móvel de Urgência (Samu), Ivan Paiva, foi entrevistado no Programa do Bocão, na Rádio Sociedade AM, na manhã desta quinta-feira (14). Na oportunidade, Paiva falou sobre os trotes que dificultam o trabalho do órgão: “Hoje, quase 50% das ligações são de pessoas que resolvem brincar com a vida alheira, são trotes. Boa parte é parte das crianças, mas tem os adultos que também fazem isso, esses são os piores, pois têm consciência do dano que causa”. O entrevistado ressaltou que eles já fazem o trabalho de conscientização nas escolas, com o objetivo de diminuir os quase dois mil trotes que o Samu recebe no dia. Paiva fez questão de esclarecer os questionamentos acerca das acusações de conduta inadequada: “Temos uma equipe de aproximadamente mil profissionais e as vezes somos criticados por causa da ação de uma pessoa. É claro que tem gente que age de forma inadequada, e esses serão demitidos”.


O corrdenador-geral detalhou os atendimentos feitos pelo Samu: “Para se ter uma ideia, ligam pessoas querendo resolver problemas de cólica menstrual e dor de dente. Ao contrário do que pensam, acidentes e traumas causados por tiros e facadas representam apenas 25% do total. Todo o restante é de atendimento clínico”. Paiva, por fim, reclamou da grande dificuldade que há em conseguir internar os pacientes que são atendidos pelo órgão: “Todo dia acontece de hospital rejeitar os pacientes. Conseguir um leito ou internamento é a grande dificuldade. Já cheguei a ficar com paciente durante 20 horas na ambulância”. Apesar da crítica, ele afirmou que entendem os problemas pelos quais passam os hospitais.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp