Saúde

Queimaduras no São João: saiba onde levar a vítima

Imagem Queimaduras no São João: saiba onde levar a vítima
90% dos acidentes relacionados com explosão de bomba resultam em amputações, diz ACMB  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 23/06/2012, às 14h37   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

Localizado no Hospital Geral do Estado (HGE), o Centro de Tratamento de Queimados é referência no atendimento a vítimas de queimaduras na Bahia. A unidade conta com 38 leitos em duas enfermarias destinadas especialmente a queimados leves e graves, com mais de 50% do corpo atingido.  

Com a proximidade dos festejos juninos aumentam os riscos de acidentes provocados por fogos de artifício, alguns com graves consequências, como mutilações.

Dados da Associação de Cirurgia de Mão da Bahia (ACMB) apontam que nesse período, cerca de 90% dos acidentes graves, relacionados com explosão de bomba, resultam em amputações.

Os primeiros cuidados em casos de queimaduras são importantes, e não devem ser usadas receitas caseiras. “Em caso de queimadura, a região afetada deve ser lavada com água corrente e protegida com uma compressa úmida. Em seguida, o paciente deve buscar atendimento médico especializado”, recomenda o coordenador do Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) do Hospital Geral do Estado (HGE), cirurgião plástico Carlos Briglia.
No interior
Santo Antônio de Jesus
O Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ) terá suporte de mais de três cirurgiões, três ortopedistas, dois clínicos, dois anestesistas, um pediatra e um radiologista.
Juazeiro
O Hospital Regional de Juazeiro (HRJ) dispõe de seis leitos específicos para atendimento a queimados.
Oeste
O Hospital do Oeste, em Barreiras, conta com dez leitos destinados ao atendimento de queimados.
Com informações da Secom-BA

Foto: Roberto Viana// Bocão News

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp