Saúde

Sesab mobiliza equipe para deslocar paciente com obesidade mórbida em Canabrava

Imagem Sesab mobiliza equipe para deslocar paciente com obesidade mórbida em Canabrava
Após caso ser destaque no programa Mais Você, a empregada doméstica recebe atendimento   |   Bnews - Divulgação

Publicado em 18/01/2013, às 07h01   Elena Martinez (Twitter: @ElenaMartinez)


FacebookTwitterWhatsApp

A empregada doméstica Raimunda Santos, 58 anos, pesa cerca de 230 kg e estava impossibilitada de sair de casa por conta da obesidade mórbida. Na quarta-feira (16), a situação da moça virou destaque no programa Mais Você, da apresentadora Ana Maria Braga. Na manhã desta quinta-feira (17), a Polícia Militar da Bahia, por meio do Corpo de Bombeiros, auxiliou o deslocamento da senhora para o Hospital da Bahia, localizado na avenida Juracy Magalhães.

A ação foi coordenada pelo comandante do 12° Grupamento de Bombeiros Militares/SALVAR, tenente coronel Júlio Nascimento, em parceria com a equipe médica da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab). As equipes do Corpo de Bombeiros e Sesab realizaram ainda uma visita de avaliação, onde foram definidas as estratégias para a locomoção da paciente até o hospital, que inclui a utilização de maca especial para o transporte.

Dona Raimunda Santos ficou sem buscar assistência há mais de dois anos e não passava por uma avaliação médica durante todo esse período. Para reverter essa situação, a equipe de tratamento de obesidade do Hospital da Bahia, unidade contratada pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) teve que solicitar a realização de cirurgia bariátrica.

A equipe multidisciplinar acionada pela Sesab, é formada por médico, nutricionistas e psicólogos. Segundo o órgão, o tratamento contra a obesidade, será custeado totalmente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e iniciado ainda nesta quinta-feira (17). "O tratamento de Raimunda está garantido em toda a sua integralidade, desde o atendimento pré operatório até a cirurgia reparadora para retirada de excesso de pele", explicou a Sesab em nota ao Bocão News.

Leia também:

Bombeiros resgatam senhora com obesidade mórbida em Canabrava


Foto: Divulgação

Postada às 16h01 do dia 17 de janeiro

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp