Saúde

"A Saúde em São Francisco do Conde é péssima", diz Sindmed

Imagem "A Saúde em São Francisco do Conde é péssima", diz Sindmed
Médico denuncia supostas irregularidades na Saúde do município  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 05/03/2013, às 07h43   Adelia Felix (Twitter: @adelia_felix)


FacebookTwitterWhatsApp


Um médico que trabalha em um hospital na cidade de São Francisco do Conde, a 67 km de Salvador, denunciou supostas irregularidades cometidas na Saúde pela prefeitura ao Bocão News. “São várias as aberrações cometidas pela prefeitura de São Francisco do Conde. Entre elas, foi determinado que os funcionários só receberão salário por meio de uma única agência do banco Bradesco, antes era feito na Caixa Econômica. O pagamento é realizado no final do mês, e como só pode ser feito apenas nessa unidade, a gente passa por um desconforto grande”, disse o médico que por medo de represália preferiu não se identificar.


Além disso, o médico denunciou também que de uma forma “misteriosa”, em dezembro do ano passado foram demitidos funcionários do hospital Célia Almeida Lima, e readmitidos em janeiro deste ano. O mesmo aconteceu com trabalhadores do Programa Saúde da Família (PSF). “Ocorreu a mesma coisa. Eles (funcionários do PSF) foram demitidos em dezembro e devem ser readmitidos neste mês. E ainda tem mais, a prefeitura não está descontando FGTS de alguns médicos da unidade que trabalho. Eu posso mandar meu contracheque provando”, revelou. Outra gravidade levantada pelo médico, é que os profissionais estão impedidos de tirar férias. “O meu chefe me disse que para tirar férias eu tenho que conseguir uma pessoa para ficar em meu lugar. Isso é um absurdo” disse.

Ao tomar conhecimento das supostas aberrações que acontecem na Saúde de São Francisco do Conde por meio da reportagem do Bocão News, o presidente do Sindicato dos Médicos da Bahia (Sindmed-BA), Francisco Jorge Silva Magalhães, ficou indignado. “O que acontece é o seguinte, a prefeitura não quer prestar saúde de qualidade e faz ‘armengues’ com os profissionais. A prefeitura não quer prestar saúde de qualidade para população ai faz uma ‘gambiarra’. Bota um médico hoje e amanhã tira. Não vai criando um vínculo entre o médico e a população, e isso está previsto no PSF. A prefeita (Rilza Valentim) não quer uma saúde de qualidade, muito pelo contrário a Saúde em São Francisco do Conde é péssima”, disparou o presidente do Sindmed.

Francisco criticou também o fato do pagamento do salário ser feito apenas naquela agência: "
Trabalhador pode escolher qual o banco que ele quer que seja depositado. De forma nenhuma isso é legal", disse ressaltando que é um direito do trabalhador ter férias e ter desconto do FGTS. Francisco censurou também a forma como os trabalhadores são contratados pela prefeitura: “O acesso do servidor público tem que ser por concurso público. Fazem isso com o gestor porque a Justiça é lenta. E o povo e o trabalhador ficam nessa situação. Dança das cadeiras tira a empresa do ‘meu amigo’ e coloco do meu ‘futuro amigo’”, disse. A reportagem tentou entrar em contato com a Secretaria da Saúde (Sesau) do município mas não teve retorno.



Nota originalmente publicada às 13h23 do dia 04/03

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp