Saúde

Sesab promete fiscalizar a situação de hospital em Mutuípe

Publicado em 16/04/2013, às 23h23   Redação Bocão News (twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Em audiência pública realizada na manhã desta terça-feira (9), na Comissão de Saúde e Saneamento Básico da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Alan Sanches (PSD), autor da iniciativa que debateu a saúde pública do Vale do Jiquiricá, a começar pelo município de Mutuípe, cujo único hospital da cidade, o Clélia Chaves Rebouças, enfrenta sérias dificuldades, conseguiu garantir por parte da secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), de elevação da fiscalização por parte do Executivo estadual para com a Associação de Proteção à Maternidade e Infância (APMI) de Castro Alves, responsável por gerenciar a unidade. Aliado a isso, a prefeitura da cidade prometeu unir forças à Sesab em prol de uma saúde de melhor qualidade em Mutuípe.

Vale pontuar, que a APMI por descumprir o que reza o contrato de estadualização foi punida pelo estado pelo não pagamento dos funcionários no mês passado, fato que gerou, inclusive, a paralisação do atendimento para a comunidade. Foi anunciado ainda em primeira mão que o que o estado já se articula com as prefeituras do Vale do Jiquiricá, com intuito de formar uma rede hospitalar para que possa suprir a demanda.

Para o deputado Alan Sanches, o resultado foi mais do que positivo. “Pois, além de nos proporcionar o esclarecimento de todas as dúvidas, foi possível constatar que o governo do estado está cumprindo o seu papel não apenas de elevar a qualidade do serviço, mas também com o de fiscalizar. A promessa, após a audiência é de ainda maior rigidez não apenas com a essa entidade, mas com todas as estadualizadas e isso, sem dúvida, nos deixa, deixa a população mais tranquila, afinal estamos falando de vidas humanas”, fez questão de pontuar.

O presidente da comissão na Alba, José de Arimatéia (PRB) defendeu as mudanças. “A Comissão de Saúde vai, junto ao Governo do Estado, definir uma nova rede referenciada para o atendimento aos municípios da região de Mutuípe e circunvizinhos. A região realmente necessita de uma maior atenção porque no presente momento conta apenas com um hospital, o Clélia Chaves Rebouças, para atender a uma grande demanda”, destacou Arimatéia.

Representando o secretário de Saúde, Jorge Solla, o superintendente de Gestão do Sistema de Regulamentação da Atenção à Saúde da Sesab, Andrés Castro Alonso Filho, além de parabenizar a iniciativa do deputado Alan Sanches, garantiu o empenho da pasta não apenas com Mutuípe. Ele se disse ainda bastante confiante na possibilidade da instalação de uma rede hospitalar da região, onde a expectativa é que Mutuípe passe a ser referência materno-infantil para toda a região. “A ideia é que os prefeitos dividam a responsabilidade conosco para que o serviço possa ser cada vez de maior qualidade”.

Ele reforçou que enquanto isso não acontece, embora saiba as dificuldades das filantrópricas, não é possível deixar de cobrar o que está no contrato. “Não estamos aqui para defender prestador A, B ou C, mas sim a população que precisa de um serviço de boa qualidade. O governo está vigilante”, fez questão de frisar, complementando que já observa avanços no Hospital Clélia Chaves Rebouças, que antes de ser assumido pela APMI de Castro, beirava, de fato, o fechamento.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp