Saúde

Salvador comemora dia de Combate e Prevenção à Hipertensão Arterial

Imagem Salvador comemora dia de Combate e Prevenção à Hipertensão Arterial
Nesta sexta (26) acontece atividades para controle da pressão arterial   |   Bnews - Divulgação

Publicado em 25/04/2013, às 23h09   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Em comemoração ao Dia Nacional de Combate e Prevenção à Hipertensão Arterial, celebrado nesta sexta-feira (26), as unidades de saúde do município realizam uma série de atividades a fim de alertar a população em geral sobre os benefícios da adoção de hábitos saudáveis para prevenção e controle da pressão arterial.

O Centro de Referência de Doenças Cardiovasculares Adriano Ponde, em parceria com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, realiza uma grande mobilização, das 8h às 12h, próximo ao Largo das Baianas, em Amaralina. Serão disponibilizados serviços gratuitos para crianças, jovens e adultos com aferição de pressão arterial, cálculo do índice de Massa Corporal (IMC), medida de glicemia orientações alimentares, distribuição de material informativo e de frutas, além de uma caminhada de um quilômetro entre os bairros de Amaralina e Pituba.

No Centro de Saúde Santa Cruz ocorrerá, no período da manhã, uma palestra educativa com o tema "Hipertensão se previne desde a Infância", ministrada por nutricionistas, enfermeiros e técnicas de enfermagem. Já no Mais Social, instituição parceria da Secretaria Municipal de Saúde, haverá explanação sobre a importância da alimentação saudável e da atividade física regular na prevenção e controle da HAS (Hipertensão Arterial Sistêmica).

Dados do Ministério da Saúde revelam que a hipertensão arterial atinge mais de 50% das pessoas na terceira idade, está presente em 5% das crianças e adolescentes no Brasil e é responsável por 40% dos infartos, 80% dos acidentes vascular cerebral (AVC) e 25% dos casos de insuficiência renal terminal.

Ações - Durante toda a semana, as unidades de saúde prepararam uma programação especial pra marcar a Semana de Combate e Prevenção à Hipertensão Arterial. Foram promovidas palestras educativas, sala de espera com verificação da pressão arterial dos pacientes, assim como orientações e solicitações de exames àqueles que apresentarem alterações nos níveis pressóricos.

Foto: divulgação

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp