Saúde

Hospital Espanhol rebate investigação do Ministério Público

Roberto Viana
Entidade nega problemas financeiros  |   Bnews - Divulgação Roberto Viana

Publicado em 30/04/2013, às 08h07   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)



O Hospital Espanhol, que será investigado pelo Ministério Público após denúncias de desassistência a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e da rede privada, respondeu em nota de esclarecimento que não há atendimento emergencial devido ao movimento paredista dos médicos plantonistas e que a entidade não está inadimplente com nenhum agente financeiro.

Leia a nota na íntegra:

A Real Sociedade Espanhola de Beneficência vem, por meio da presente nota, manifestar-se acerca de recentes notícias veiculadas na imprensa:

1. Inicialmente, o Hospital Espanhol esclarece que não há que se falar em desassistência aos pacientes da comunidade baiana, sejam da rede privada ou do SUS. A Emergência encontra-se atualmente fechada, em virtude do movimento paredista dos médicos plantonistas da referida unidade, não atingindo, entretanto, os procedimentos eletivos (não urgentes), que têm sido mantidos.

2. No que se refere à situação financeira da Instituição, os empréstimos encontrados em maio de 2011 pela atual gestão foram agravados pelos vencimentos das carências e pelas amortizações crescentes, em razão da vinculação, à época, de todos os recebíveis como garantias dessas operações.

3. Tais operações comprometeram sobremaneira o capital de giro da instituição, impedindo o pagamento de suas obrigações perante colaboradores, médicos, fornecedores e prestadores de serviços.

4. É relevante considerar ainda que a entidade não se encontra inadimplente com qualquer agente financeiro, o que não ocorre por determinação empresarial, mas sim por imposição de obrigações contratuais.

5. Ao longo da atual gestão, os alongamentos realizados junto às instituições bancárias não se mostraram suficientes para superar a crise financeira, que não é exclusiva do Hospital Espanhol, uma vez que assola o setor filantrópico como um todo.

6. Autoridades públicas estão verdadeiramente empenhadas na solução da situação ora vivenciada pelo Hospital Espanhol. Entretanto, exigências relacionadas com alteração do Estatuto da Instituição, ao que tudo indica, vêm retardando a formalização das operações perante a Caixa Econômica Federal e o Desenbahia.

7. Confiante de que todas as autoridades e instituições envolvidas conferirão celeridade na tramitação do projeto de reestruturação desta centenária instituição, esta Diretoria permanece envidando todos os esforços necessários à manutenção da prestação de seus serviços para a comunidade baiana.

Nota originalmente postada às 18h do dia 29


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp