Saúde

Atividades celebram mês da Luta Antimanicomial na Bahia

Divulgação
Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 16/05/2013, às 22h00   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

As atividades do mês da Luta Antimanicomial, que começaram nesta quarta-feira (15) seguem até a próxima sexta-feira (24) com palestras, caminhadas, audiência pública na Câmara de Vereadores e manifestações culturais em praças públicas. O mês de maio é historicamente lembrado por movimentações em defesa da Luta Antimanicomial, da garantia de direitos humanos e do cuidado em liberdade e dignidade para pessoas em sofrimento mental.

As atividades estão sendo organizadas coletivamente, em reuniões com a participação de usuários, familiares, trabalhadores, estudantes e militantes. De acordo com a psicóloga, Laura Côrtes, 12 anos após a aprovação da Lei 10.216, que redireciona o modo de assistência em saúde mental, o Brasil mostra que ainda há muitos avanços e desafios para uma assistência plena às pessoas em sofrimento psíquico atendidas no Sistema Único de Saúde (SUS). “Estamos vivenciando um contexto que nos impulsiona a darmos mais visibilidade à Luta Antimanicomial, na afirmação dos princípios defendidos para o cuidado integral na sociedade, pela garantia dos direitos e do resgate da cidadania”, frisa.

Ainda segundo a psicóloga, a luta, neste momento, é pela garantia dos direitos conquistados. “Não podemos ter uma política de retrocesso estabelecendo a internação compulsória indiscriminadamente, mas sim implementar e fortalecer a Rede de Atenção Psicossocial, criada pela Portaria GM 3.088/2011. Então, essas atividades aqui na Bahia, são para suscitar entre os serviços da Rede e na sociedade o contato e problematização de diferentes questões que permeiam a saúde mental”, completa Laura.

Esse período de atividades em Salvador é em referência ao 18 de maio, Dia Nacional da Luta Antimanicomial no Brasil. A data foi escolhida no Congresso de Trabalhadores de Saúde Mental realizado em Bauru, interior de São Paulo, no ano de 1987, onde foi criado o Movimento Nacional da Luta Antimanicomial. A programação das atividades é coordenada pelo Mobiliza Raps, Associação Metamorfose Ambulante (Amea), Coletivo da Luta Antimanicomial Estamira, Grupo de Trabalho Eduardo Araújo e Núcleo de Estudos e Superação dos Manicômios.

Programação da Semana da Luta Antimanicomial

17/05 - Feira de Saúde do COREN. Local: Praça dos Barris. Horário: 9h.
18/05 - 6ª Parada do Orgulho Louco. Local: Farol da Barra. Horário: 9h às 12h.
22/05 - Fórum do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas Gregório de Matos. Local: Faculdade de Medicina da Bahia (Terreiro de Jesus). Horário: 13h.
23/05 - Sessão Especial na Câmara de Vereadores: Internação Compulsória – uma negação da Reforma Psiquiátrica? Local: Câmara de Vereadores. Horário: 9h.
24/05 - Fanfarra Pelos Direitos Humanos e pela Liberdade. Local: Pelourinho – Santo Antônio. Horário: 13h.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp