Saúde

Rede estadual de saúde promove vacinação contra poliomielite neste sábado (8)

Imagem Rede estadual de saúde promove vacinação contra poliomielite neste sábado (8)
Cerca de 3.600 serviços de saúde, com salas de vacina, vão funcionar   |   Bnews - Divulgação

Publicado em 03/06/2013, às 16h36   Redação Bocão News (Twitter:@bocãonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Sábado (8) acontece o dia D de Vacinação contra a Poliomielite, da campanha nacional que vai do dia (8) até o dia (21) de junho. A Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) divulgou uma nota com as informações sobre a campanha que acontece no estado baiano.

Será neste sábado (8), o Dia D de Vacinação contra a Poliomielite. De acordo com Ministério da Saúde, este ano a campanha vai de 8 a 21 de junho, com o objetivo de imunizar, no país, quase 13 milhões de crianças na faixa etária de 6 meses a até os menores de cinco anos de idade (6 meses a 4 anos 11 meses e 29 dias), com meta mínima a atingir de 95% deste grupo. Na Bahia, devem ser vacinadas 974.776 crianças
nesta faixa etária.

Cerca de 3.600 serviços de saúde, com salas de vacina, estarão funcionando para atender à população mirim. De acordo com Fátima Guirra, coordenadora do Programa Estadual de Vacinações da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), dez mil trabalhadores do SUS e voluntários estarão atuando neste sábado para que o sucesso da campanha. Em 2012, foram imunizadas 1.035.945 crianças menores de 5 anos, conseguindo uma cobertura vacinal de 95,86%.

O Brasil realiza em 2013 o 34º ano de Campanhas Nacionais de Vacinação contra a Poliomielite e o 24º ano sem a doença no país, estando livre do poliovírus desde 1990, e assim deve se manter até a concreta certificação mundial da erradicação deste agente infeccioso. Dessa forma, esta estratégia tem como objetivo garantir a não reintrodução
da doença no território brasileiro, com a manutenção de altas e homogêneas coberturas vacinais contra a poliomielite, tanto nas ações de rotina, como nas campanhas de vacinação e a adequada Vigilância das Paralisias Flácidas Agudas (PFA).

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) demonstram que entre os anos de 2011 e 2012, 16 países registraram casos da doença, e na sua maioria, decorrente de importações do poliovírus selvagem de países endêmicos ou de países que restabeleceram a transmissão. Entre eles estão: Angola, Chade, República do Congo, Gabão, Costa do Marfim, Congo, China, Guiné, Kenia e Índia.

Foto: Divulgação

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp