Saúde

Servidores do HGRS realizam manifestação por valorização da saúde nesta quarta

Publicado em 18/06/2013, às 20h32   Redação Bocão News (Twitter:@bocaonews)



Após diversas reuniões e mobilizações na tentativa de resolver os problemas referentes às condições de trabalho, escala de serviço, déficit de profissional, falta de segurança, inadequação de estrutura física, por uma política ocupacional de saúde do trabalhador, superlotação, terceirização da saúde e constantes reduções da GID (Gratificação Incentivo Desempenho) dos trabalhadores de 180h, os servidores do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) realizam manifestação nesta quarta-feira (19/6), em frente à unidade, às 9h.

A deliberação pela manifestação foi decidida após o cancelamento inesperado da reunião do colegiado do HGRS, que estava marcada para a última segunda-feira (17/6). Os trabalhadores e o sindicato aguardam um posicionamento da Sesab sobre o pagamento da GID dos trabalhadores de 180 horas, gratificação que vem sofrendo oscilações sem justificativas concretas dos mecanismos administrativos há cerca de três meses. Caso o pleito não seja atendido até o próximo dia 28 de junho, data do pagamento, os funcionários realizarão paralisação de 24 horas da unidade.  

Os servidores do HGRS reivindicam uma reunião com a diretoria da unidade para uma ampla discussão em defesa saúde pública que valorize o servidor e garanta melhoria do atendimento à população do hospital que é uma das principais referências de atendimento da rede pública do estado.  A última reunião dos servidores do HGRS e do Sindsaúde aconteceu no dia 12 de junho, quando os trabalhadores também discutiram as distorções da instrução normativa do cartão de ponto e deliberaram que irão manter a suspensão do registro do cartão biométrico, efetivando a presença de forma manual como foi reiterado na assembleia do dia 11 de junho, no Sindicato dos Bancários. Os servidores aguardam o processo de discussão entre a Sesab e Saeb para nova avaliação dos trabalhadores no início de julho de 2013.

Diante da falta de resposta aos questionamentos dos trabalhadores, o Sindsaúde-Ba pede um posicionamento urgente da diretoria do hospital em relação à pauta de reivindicação, solicitando o agendamento de uma reunião com a participação dos servidores, sindicato e gestores do HGRS.

O Sindisaúde-Ba tem clareza de que a situação vivida pelos trabalhadores do HGRS se reflete nas demais unidades de saúde da Bahia e, por isso, alerta os funcionários de demais hospitais e a população contra essa situação de desrespeito ao SUS e seus beneficiários.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp