Saúde

Mais de 2 milhões de crianças ainda não foram vacinadas contra a paralisia

Imagem Mais de 2 milhões de crianças ainda não foram vacinadas contra a paralisia
Todas as crianças entre 6 meses e 5 anos incompletos precisam tomar as duas gotinhas  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 21/06/2013, às 20h17   Agência Brasil


FacebookTwitterWhatsApp

Na véspera do encerramento da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, cerca de 2,6 milhões de crianças ainda não foram imunizadas. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, fez apelo para que os pais se apressem em levar seus filhos aos postos de saúde, mesmo que tenham tomado outra vacina contra a paralisia infantil. Ele explicou que todas as crianças entre 6 meses e 5 anos incompletos precisam tomar as duas gotinhas.

Balanço parcial do Ministério da Saúde mostra que 9,6 milhões de crianças foram vacinadas durante a campanha. Os estados com maior cobertura são: Paraná (83,7%), Rio Grande do Sul (81,2%), Santa Catarina (80,9%), Goiás (80,4%); Roraima (79,8%), Sergipe (79,1%), Amazonas (78,9%), Rondônia; (78,2%), Alagoas (78%), Paraíba (77,5%) e São Paulo (77,2%).

A coordenadora do programa de imunizações do ministério, Carla Domingues, ressaltou que a vacinação pode ser feita em qualquer posto da rede pública. Ela destacou a importância de os pais levarem a caderneta de vacinação para que o profissional de saúde possa saber do histórico vacinal da criança.

Mesmo as crianças que estejam com tosse, gripe, coriza, rinite ou diarreia, podem receber as gotinhas. A vacina é o único meio de evitar uma doença para a qual não existe tratamento. Em alguns casos – como, por exemplo, em crianças com infecções agudas, com febre acima de 38º Celsius ou com hipersensibilidade a algum componente da vacina, o ministério recomenda que os pais consultem um médico para avaliar se a vacina deve ser aplicada.

Foto: Divulgação

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp