Saúde

Obra inacabada da Embasa deixa posto de saúde sem água há 20 dias

Imagem Obra inacabada da Embasa deixa posto de saúde sem água há 20 dias
Problema ainda é reflexo da cratera na BR 324 e obras inacabadas  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 11/07/2013, às 06h53   Fabíola Lima


FacebookTwitterWhatsApp


Na Unidade de Saúde da Família Sergio Arouca (PSF), em Paripe, Subúrbio de Salvador, tem dentista, ginecologista e obstetrícia, hematologista, psicoterapeuta e clínico. Menos água. Segundo funcionários que preferem ter a identidade preservada, a unidade está há mais de 20 dias sem água e para a higienização do local, assim como a dos aparelhos usados pelos médicos, os profissionais da limpeza se dedicam com paciência para encher baldes gota a gota.

Contatada pela reportagem do Bocão News, a prefeitura afirma que a escassez é reflexo da obra de recuperação do dutos da Embasa na em cratera na BR 324.



“Tudo o que pode ser feito para evitar que o posto seja fechado por falta de água é realizado diariamente. Um carro pipa tem abastecido a unidade, mas levando é consideração a demanda de atendimento, que são mais de 300 pacientes por dia, e os constantes serviços em que a água é imprescindível, cada dia que passa é mais delicado. Segundo a Embasa, a falta de água se dá por conta da obra na BR 324. A água disponibilizada para a comunidade chega, mais é muito fraca para abastecer o tanque do posto que comporta 10 mil litros”, explicou o gerente administrativo da Programa Saúde da Família (PSF), Adeilton Lima.

Ainda de acordo com ele, o posto não interrompeu as atividades por conta do problema e não a hipótese está descartada. O objetivo, segundo ele, é resolver este entrave o mais rápido possível para evitar que a população fique sem o serviço no posto de saúde. A redação do Bocão News conseguiu falar com a assessoria de comunicação da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) que enviou nota reiterando o que declarou Adeilton.



A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) esclarece que informou à Embasa sobre a irregularidade do fornecimento de água na Unidade de Saúde da Família Sergio Arouca desde a última quinta-feira (04). Para garantir a continuidade do atendimento, foi contratado o serviço de carro-pipa.Na tarde desta quarta (10), o abastecimento voltou a ser regularizado pela empresa, fato constatado pela equipe de manutenção da SMS que esteve no prédio para mais um vistoria.

Inaugurado no ano passado, a unidade médica tem 600 m² e fica na Rua da Estação, vizinho à 19ª Companhia da PM para atender a população. No local há dez consultórios médicos, três consultórios odontológicos, sala de vacina, de curativos, procedimentos e coleta, sala de esterilização, farmácia e sanitários adaptados para pessoas portadoras de necessidades especiais.



A Embasa, no primeiro contato, não soube informar sobre a falta de água no posto, mas também se comprometeu em dar um parecer sobre o problema, além atualizar informações sobre o andamento dos serviços no trecho de adutora que ficou exposto devido à cratera que se formou na pista da BR-324 quando mais de 20 bairros ficaram sem água.

Em nota, a empresa explica: 


"Informamos que o abastecimento de água no bairro de Paripe, incluindo a avenida Arouca, está normal. Caso algum morador esteja com problemas de abastecimento, solicitamos que este entre em contato com a Embasa por meio do atendimento 0800 0555 195 e informe número de matrícula".

Publicada no dia 10 de julho de 2013, às 16h25

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp