Saúde

Retrato da saúde II: após matéria do Bocão News, idoso consegue vaga no hospital

Imagem Retrato da saúde II: após matéria do Bocão News, idoso consegue vaga no hospital
Paciente já deu entrada na unidade e, segundo Sesab, cirurgia está marcada  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 22/07/2013, às 08h43   Caroline Gois (@goiscarol)


FacebookTwitterWhatsApp

Após o site Bocão News publicar, na tarde de sábado (20), uma foto na qual um idoso agoniza de dor sobre um caminhão, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informou que "o paciente José Gonçalves dos Santos, 54 anos, veio regulado em uma ambulância do município de Teixeira de Freitas para realizar uma cirurgia de fêmur no Hospital Salvador. No entanto, a família recusou que o paciente recebesse transfusão de sangue. Por este motivo, o paciente acabou sendo liberado".

Ainda segundo a Sesab, "a família, não tendo como conduzir o paciente para uma unidade que atendesse a demanda, resolveu contratar um caminhão para retornar o paciente a uma unidade de Saúde, neste caso o Hospital do Subúrbio,
para realizar a cirurgia que o mesmo necessitava".
A imagem - que chocou os leitores e já provocou repercussão entre os políticos - retrata a verdadeira realiadde da saúde pública do Estado. Seu José agonizava em cima do caminhão com uma fratura de fêmur, com tração trans-esquelética instalada na tíbia e esperava o atendimento.
Sem poder se levantar e apenas à mercê do atendimento médico para se locomover, o idoso aguardou por horas um serviço dentro de casa, mas não havia ambulância disponível que o pudesse levar até o hospital. Na angústia do paciente, familiares e amigos conseguiram um caminhão e colocaram a cama do idoso sobre o veículo, a fim de permitir a ida até a unidade médica.
Conforme a Sesab, o paciente já está internado no Hospital do Subúrbio com indicação de cirurgia e de acordo com a
equipe de plantão, o paciente deverá nas próximas horas ser submetido a cirurgia que  precisa.

Leia sobre o caso aqui


Nota originalmente publicada às 8h11 do dia 21/07

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp