Saúde

Secretaria de Saúde de Eunápolis confirma caso de H1N1

Imagem Secretaria de Saúde de Eunápolis confirma caso de H1N1
A vítima é uma técnica de enfermagem que está grávida  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 01/08/2013, às 09h11   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)



Após cuidar de uma mulher de 40 anos, que morreu há pouco tempo, com um quadro de sintomas semelhantes à gripe suína, uma técnica de enfermagem que está grávida foi confirmada nesta quarta-feira (31), como o primeiro caso de Influenza A, a gripe H1N1 no município de Eunápolis. Apesar da vítima que morreu, ter apresentado sintomas da doença, a contaminação por H1N1 foi descartada pelo exame do Lacen (Laboratório Central, em Salvador).

Segundo nota da Secretaria de Saúde enviada a imprensa e publicada no site Jornal Bahia On Line, "Dos casos suspeitos, até o momento que foram veiculados pela mídia, um foi confirmado como Influenza pelo vírus H1N1".

Ainda segundo a Nota, "Isto indica a probabilidade de que o vírus (H1N1) esteja circulando na região, juntamente com outros vírus".
A Assessoria da Secretaria de Saúde do Município, no entanto, descarta a necessidade de a população correr aos postos de saúde, “alegando que Eunápolis realizou recentemente uma campanha de vacinação contra a gripe H1N1”.

Segundo a coordenadora da Vigilância em Saúde, a enfermeira sanitarista Katiane Laurentino, todas as medidas preventivas e educativas permanentes já foram tomadas.
Ela adverte a população para alguns cuidados básicos que se deve ter para evitar um possível contágio ou transmissão da gripe, como "lavar as mãos com água e sabão"; "tapar o nariz ao tossir ou espirrar" e "evitar lugares fechados nessa época do ano (inverno)"

Foto: divulgação
Nota originalmente postada às 22h do dia 31


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp