Saúde

Português inscrito no Programa Mais Médicos desembarca em Salvador

Imagem Português inscrito no Programa Mais Médicos desembarca em Salvador
Primeiro profissional selecionado foi recebido pelo secretário Jorge Solla   |   Bnews - Divulgação

Publicado em 24/08/2013, às 07h57   Marivaldo Filho (Twitter: @marivaldofilho)


FacebookTwitterWhatsApp


O primeiro profissional inscrito no Programa Mais Médicos para trabalhar na Bahia chegou a Salvador na tarde desta sexta-feira (23). O médico português Raul dos Reis Ramalho foi recebido no Aeroporto Luis Eduardo Magalhães pelo secretário estadual da Saúde, Jorge Solla, pelo secretário do município, José Antonio Rodrigues Alves, e pelo presidente do Conselho Municpal de Saúde, Marcos Antonio Sampaio.
Raul Ramalho tem 66 anos e é medico aposentado. Se formou na faculdade baiana de medicina e já atuou no Hospital Irmã Dulce e no Hospital Santa Isabel. Disse ter as melhores expectativas pois ja conhece a cidade e o Sistema Único Brasileiro. Vai trabalhar na unidade da Nova Constituinte, em Periperi, no Subúrbio Ferroviário.
Doze municípios baianos irão receber médicos estrangeiros pelo programa do Ministério da Saúde. Ao todo, são 30 profissionais de outras nacionalidades que foram formados em universidades de fora do país. Há ainda 11 brasileiros que cursaram Medicina em faculdades estrangeiras e também foram selecionados pelo Mais Médicos.
Dos 12 municípios baianos escolhidos por estrangeiros, seis não foram selecionados por nenhum brasileiro. Quando o programa foi lançado, no mês passado, 317 cidades baianas se inscreveram solicitando, ao todo, 1.382 médicos. A baixa adesão dos profissionais, todavia, deixou 254 municípios de fora – o número de vagas preenchidas equivale a pouco mais de 10% da demanda. Em todo o país, foram abertas 10 mil vagas, mas somente 1.618 profissionais se candidataram.

*Com informações da repórter Juliana Costa

Postada às 16h18 do dia 24 de agosto

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp