Saúde

Médicos cubanos começam a trabalhar na Bahia nesta segunda-feira (16)

Publicado em 14/09/2013, às 11h13   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Quarenta e cinco médicos cubanos começam a trabalhar nos 22 municípios baianos, a partir desta segunda-feira (16). Os profissionais foram escolhidos pelo Programa Mais Médicos. De acordo com o Ministério da Saúde, os cubanos passaram três semanas em cursos, voltados à avaliação continuada sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) e Língua Portuguesa.

Nesta sexta-feira (13), eles fizeram uma prova e os aprovados serão encaminhados aos municípios. Os que não conseguiram atingir melhor resultado terão uma segunda avaliação posteriormente.

Segundo o Ministério da Saúde, os brasileiros que desistiram do programa serão suspensos por até seis meses e não poderão mais se inscrever no “Mais Médicos”. “A primeira prioridade para alocação dos profissionais médicos foram os municípios com maior concentração de pobreza”, explicou o ministro da saúde, Alexandre Padilha.

Os municípios do Norte e Nordeste receberam 364 dos 400 médicos cubanos que integram esta primeira leva de profissionais de saúde trazidos de Cuba pelo governo federal. O primeiro grupo de 400 médicos cubanos que veio atuar no Brasil atende 29,4% dos 701 municípios que não foram selecionados por nenhum médico no chamamento individual do Mais Médicos: 334 devem atuar em 182 municípios com 20% ou mais da população em situação de extrema pobreza; 26 médicos vão para 24 regiões metropolitanas e 40 vão para 13 distritos indígenas. Informações da Tribuna da Bahia.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp