Saúde

Câncer de boca atinge cerca de 250 soteropolitanos por ano

Imagem Câncer de boca atinge cerca de 250 soteropolitanos por ano
Cerca de 710 novos casos na Bahia  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 23/10/2013, às 21h46   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)



Visando intensificar o diagnóstico da doença que apresenta 80% de cura nos pacientes quando detectada precocemente, a Secretaria Municipal da Saúde, através da Área Técnica Saúde Bucal, promove nesta sexta-feira (25), a partir das 9 horas, no Lar Fabiano de Cristo, na Avenida Suburbana, Campanha de Prevenção e Diagnóstico do Câncer de Boca.
A mobilização contará com a estrutura do Odontomóvel onde serão  realizados exames de mucosa e orientações sobre os fatores de
risco e auto cuidado.


A atividade faz parte das ações alusivas à Semana de Saúde Bucal e conta com a parceria  Conselho Regional de Odontologia, Associação Brasileira de Odontologia, e com o apoio da Universidades Federal da Bahia (UFBA) e Estadual de Feira de Santana (UEFS), Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, União Metropolitana de Educação e Cultura e Faculdades de Tecnologia e Ciência (FTC) e Regional da Bahia (UNIRB).

Câncer de boca - O principal sintoma deste tipo de câncer é o aparecimento de feridas na boca que não cicatrizam em uma semana. Outros sinais são pequenas ulcerações superficiais, indolores (podendo sangrar ou não) e manchas esbranquiçadas ou avermelhadas nos lábios ou na mucosa bucal. Dificuldade para falar, mastigar e engolir, além de emagrecimento acentuado, dor e presença de linfadenomegalia cervical (caroço no pescoço) são sinais de câncer de boca em estágio avançado.

Uma medida de prevenção importante é evitar a exposição ao sol sem proteção (filtro solar e chapéu de aba longa). O combate ao tabagismo diminui igualmente os riscos deste tipo de câncer. 

Foto: Divulgação

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp