Saúde

Alba faz sessão de campanha à saúde do homem

Imagem Alba faz sessão de campanha à saúde do homem
Depois do Outubro Rosa, o Novembro Roxo terá programação de atividades  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 01/11/2013, às 16h11   Juliana Nobre (Twitter: @julianafrnobre)



Depois do Outubro Rosa, uma nova campanha de saúde marca este mês. O Novembro Roxo é uma iniciativa para conscientizar a população masculina para o combate dos canceres de pênis e próstata. Uma sessão na Assembleia Legislativa da Bahia, nesta sexta-feira (1), proposta pelo deputado Álvaro Gomes (PCdoB) contou com a participação do presidente da Sociedade Brasileira de Urologia na Bahia, Wagner Coelho Porto.

O urologista trouxe dados preocupantes. O câncer de pênis mata 360 brasileiros por ano. mais de mil tem o órgão sexual amputado. Na Bahia, cerca de 70 homens fazem a cirurgia de retirada do órgão no Hospital Aristides Maltez. O câncer de próstata registra 3 mil novos casos no estado por ano e já supera o câncer de mama e de útero na Bahia. ele ainda é a quarta causa de óbito por neoplastia no Brasil.

“O homem acha que não adoece, por isso não procura o médico. Eles ainda acreditam que ir ao urologista diminui a masculinidade, mas tudo isso é bobagem porque é extremamente importante detectar o problema no início. Assim é mais fácil tratar o problema”, garante Porto.

De acordo o deputado e autor do projeto de lei 19.997/2012 que institui a o mês de incentivo e divulgação da prevenção ao câncer de próstata e de pênis, o preconceito ainda precisa ser vencido. “Temos grandes dificuldades ainda em relação ao preconceito dos homens. Muitas vezes são as esposas, mães que precisam leva-los ao médico. Mas com a campanha pretendemos alcançar um maior número de pessoas, inclusive no interior do estado onde é mais difícil ainda chegar a informação”.

Ainda de acordo com o urologista, o homem vive pelo menos 7 anos a menos que as mulheres; que procuram os médicos quatro vezes menos que as mulheres; que 3 entre 5 mortes no Brasil são de homens e que os canceres tem atingindo, na maioria, homens entre 20 e 59 anos.


Atividades

05.11 – Show Musical com o cantor Gerônimo – Escadarias do Passo, Pelourinho, 20 horas.

06.11 – Palestra para a PM no DPT (Departamento de Polícia Técnica) – 8:30 horas.

22.11 – Arrastão Roxo de Conscientização, Circuito Barra/Ondina – 10 horas.

28.11 – Baloada Roxa – (ações de esclarecimento com balões), Campo Grande, 10 horas.

14.12 – Mutirão de Exames no Hospital Aristides Maltez, a partir das 8 horas.


Outras oito palestras serão realizadas por médicos ao longo do mês em colégios e Centros Comunitários de Salvador: Itapuã, Cajazeiras 6, Valéria, Plataforma, Cabula, Liberdade/Pero Vaz, Pirajá e Cajazeiras 4.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp