Saúde

Martagão Gesteira inaugura sala de tomografia e promete agilizar diagnósticos

Imagem Martagão Gesteira inaugura sala de tomografia e promete agilizar diagnósticos
70% das crianças atendidas no hospital são do interior da Bahia  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 15/01/2014, às 09h29   Redação Bocão News (twitter: @bocaonews)



O Hospital da Criança Martagão Gesteira vai inaugurou na manhã desta terça-feira (14), uma sala de tomografia. O equipamento avaliado em R$ 1,7 milhão, que é resultado de um convênio firmado com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), pretende oferecer suporte diagnóstico a cerca de 500 crianças por mês, um total de 6 mil pacientes anualmente.

Com o tomógrafo, o hospital poderá oferecer mais rapidez no diagnóstico e tratamento do câncer infantil, especialmente em crianças portadoras de tumores do Sistema Nervoso Central, reduzindo a fila de espera do Sistema Único de Saúde (SUS).

Dr. Emanuel Melo superintendente do Martagão, destacou algumas vantagens com a aquisição do equipamento. “Recebemos crianças que não têm capacidade de tratamento em outros lugares e para realizar este tipo de exame tínhamos que contar com colaboração de outras unidades de saúde que tem o aparelho, o que terminava atrasando outra conduta a ser tomada diante do quadro do paciente. 70% das crianças que atendemos são do interior do estado e a espera pelo diagnóstico irá diminuir muito”, afirma.

Ainda de acordo com o superintendente do Martagão, 60% das crianças atendidas pertencem a famílias que tem renda abaixo de um salário mínimo. Ele ainda relatou os principais casos tratados pelo hospital. “Desde tratamentos de tumores cerebrais - que pelo SUS, só são realizados no Martagão, até as doenças cardíacas, torácicas, ortopédicas, tumores abdominais, são os casos mais frequentes entre os pacientes que na maioria pertencem a famílias de baixa renda”, explica.

O tomógrafo também permitirá melhor investigação diagnóstica das crianças cardiopatas, além de ser pré-requisito para implantação do serviço de transplante hepático, grande projeto do Martagão para o ano de 2014.

O secretário de saúde do Estado da Bahia, Jorge Solla, esteve presente na inauguração, ocasião em que também foi inaugurada a nova subestação do hospital e recuperação da estrutura metálica, projetos que somam R$ 1,3 milhão, feitos através de convenio com a Sesab.

Foto: Divulgação 
Nota originalmente postada às 18h do dia 14

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp