Saúde

Meninas recebem vacina contra HPV nas unidades de ensino da Região Metropolitana

Imagem Meninas recebem vacina contra HPV nas unidades de ensino da Região Metropolitana
Adolescentes se mostraram conscientes sobre a importância da vacinação  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 10/03/2014, às 21h24   Redação Bocão News (twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

“Essa iniciativa de vir até a escola para vacinar foi excelente. Sei a importância dessa vacina que antes só era aplicada apenas se pagássemos e agora está sendo distribuída gratuitamente para todas nós”, essa foi a avaliação da estudante Brenda Xavier, de 12 anos, ao ser vacinada na manhã de hoje (10) durante a abertura da Campanha Nacional de Vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV) no Centro Educacional Marques de Abrantes, em Vila de Abrantes.

Além dela, a vacina foi distribuída para as outras garotas do Centro Educacional, inclusas na faixa etária da Campanha que é de 11 a 13 anos. Também protegida contra o vírus, a estudante Thaiane Andrade, de 11 anos, afirmou que a mãe aceitou na hora a solicitação enviada pela Sesau (Secretaria da Saúde) informando sobre a vacina. “Distribuir as vacinas na escola é muito mais prático para nós”, ressaltou a estudante.

De acordo com a coordenadora interina de Vigilância Epidemiológica da Sesau, Ana Paula Nogueira, a Campanha adota todas as diretrizes do Ministério da Saúde e o Município adotou a estratégia de aplicar as vacinas nas unidades de ensino da rede pública e privada para atingir de forma mais rápida e eficaz todas as meninas da faixa etária.

A iniciativa da Sesau também foi elogiada pela coordenadora do Centro Educacional Marques de Abrantes, Virginia Freitas que afirmou ser uma excelente estratégia, principalmente porque as vezes os prazos de vacinação passam despercebidos e, desta forma, nenhuma criança ficará sem a dose.

A Campanha segue até o dia 10 de abril e a meta da Sesau é vacinar 7 mil meninas. Além da aplicação das doses nas unidades de ensino, a imunização é aplicada nas UBS (Unidades Básicas de Saúde). Para vacinar é necessário levar o RG ou certidão de nascimento, além do cartão de vacina, este último se possuir.

No ato da vacina, as meninas recebem o termo de agendamento para lembrar a segunda dose, que deve ser aplicada seis meses após a primeira dose (1º a 12 de setembro). A terceira e última e dose deve ser aplicada cinco anos após a primeira dose.

Além da imunização no Marquês de Abrantes, hoje as vacinas foram aplicadas nas escolas municipais Clube de Mães e Municipal Denise Tavares e também no CEMA (Centro Educacional Miguel Alves), na Escola Dom Pedro II, no Colégio Claude Monet e, excepcionalmente de porta em porta, nas residências da comunidade de Cajazeiras de Abrantes. Todas as unidades de ensino do Município serão contempladas.

VACINA

A vacina que é distribuída pela rede é a quadrivalente, responsável por prevenir contra quatro tipos de vírus do HPV, responsáveis por causar lesões pré-cancerosas e cânceres de colo do útero, vagina, vulva e ânus. Atualmente, o câncer do colo do útero representa a segunda principal causa de morte por neoplasias entre as mulheres do Brasil.

Conforme nota da Ascom - Prefeitura de Camaçari


Foto: divulgação / Ascom - Prefeitura de Camaçari


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp