Saúde

Primeira UPA da gestão de ACM Neto é inaugurada com corpo clínico incompleto

Imagem Primeira UPA da gestão de ACM Neto é inaugurada com corpo clínico incompleto
População da região demonstrou preocupação com a qualidade no atendimento  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 29/03/2014, às 06h46   Juliana Nobre


FacebookTwitterWhatsApp

Na correria para cumprir o pacote de inaugurações para o aniversário de Salvador, a prefeitura entregou à população uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) incompleta. Na tarde desta sexta-feira (28), em Valéria, a administração municipal comemorou a primeira UPA da gestão do prefeito ACM Neto. O equipamento promete atender diariamente 500 casos entre especialidades de pediatria, odontologia,  clínica médica e diversos exames. Porém,  apesar de estar completamente equipada, a unidade não possui corpo médico suficiente para atender a demanda da região. De acordo com o secretário municipal da Saúde, José Antônio Rodrigues Alves, a unidade começa a atender no domingo somente com duas especialidades.

O secretário ainda afirmou que até o momento ainda faltam ajustes da Coelba e Embasa, porém a unidade poderá funcionar normalmente já que possui abastecimento de energia e água próprios.
Segundo o gestor da unidade, Aristides Graiewska, somente daqui a um mês a unidade atingirá a plenitude de atendimentos. Mas o secretário Rodrigues Alves garantiu que na próxima sexta-feira (28) tudo já estará funcionando.

Moradores do bairro que conversaram com a reportagem do Bocão News disseram que a preocupação é ter médicos para atendê-los. "Não basta só ter estrutura, é preciso ter médicos e por aqui nunca encontramos. Passamos muito tempo para conseguir um pediatra e não encontramos", indignou-se a moradora Cineide dos Santos.

Graiewska ainda ressalta que não há problemas para funcionar assim, pois os casos que não forem atendidos na UPA de Valéria serão encaminhados ao 16º posto de saúde da região. 
Outra preocupação da população é em relação à falta de pediatra, que até o momento não foi contratado. Vale ressaltar que é justamente esta especialidade que começa a atender no domingo.

Essa é a maior UPA de Salvador com 1.640 metros quadrados e 24 leitos. A expectativa da prefeitura de Salvador é que mais seis sejam inauguradas até o fim do ano. Os investimentos foram de R$ 4 milhões com recursos dos governos federal e municipal.




A vice-presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Salvador, vereadora Fabíola Mansur (PSB), garantiu que no domingo vai acompanhar o início dos atendimentos. "Por enquanto, elogio a estrutura,  mas vamos fiscalizar para que a unidade funcione a pleno vapor". A socialista ainda acredita ser necessário um tempo para que tudo funcione normalmente e ressaltou que se não fosse possível funcionar assim o secretário certamente não iria inaugurar.  "O Samu terá um posto de atendimento aqui e deve suprir a necessidade por enquanto".
Os pré-candiatos ao governo do estado, Geddel Vieira Lima e Paulo Souto, desta vez, não participaram do evento com o prefeito ACM Neto.

Publicada no dia 28 de março de 2014, às 15h57

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp